ANGUERENSE GANHA PRÊMIO DE LITERATURA DA ACADEMIA DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES (ALCA) DE MINAS GERAIS.


O estudante do 7º semestre do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Roneibe Bastos Lima, foi o vencedor do I Prêmio de Literatura da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA) de Minas Gerais, na categoria contos alunos do ensino superior.

A premiação foi realizada em 25 de setembro deste ano no Instituto Nacional de Telecomunicações, município de Santa Rita do Sapucaí – MG. Na solenidade o estudante agradeceu colegas e professores da Uefs.

“Sou grato aos colegas e professoras dessa instituição que leram os textos originais fazendo suas críticas, comentários, sugestões que contribuíram de forma decisiva para o êxito neste concurso”, declarou o estudante.

Com a obra Margarida, o anguerense Roneibe conta a história  de uma bela mulher que encanta os homens com a sua beleza natural. Ainda jovem, a protagonista tem a vida modificada quando um coronel da região norte da Bahia contempla a sua beleza e tenta a todo custo possuí-la.

Daí por diante, a vida de Margarida passa a ser um calvário, tomando um novo rumo depois do encontro inusitado com o boêmio Zé do Buraco, um homem que abdica de seus costumes após a chegada da bela mulher em sua vida.

O conto foi estruturado a partir de personagens como a feirante dona Camila, o balconista senhor Adolfo, e o letrado Felinto Silveira, ligados a estes, aspectos regionais e um final surpreendente são as características marcantes dessa obra.

Fonte: Portal da UEFS

12 comentários:

  1. Parabéns Roneibe!!!
    Vc merece!
    Que Deus lhe ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns grande Roneibe, esse é só umreconhecimento de muitos que viram.

    ResponderExcluir
  3. Parabénss Roneibe, sempre te achei com cara de intelectual... rsrs!!
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Roneibe!
    Fico feliz em ver um anguerense sendo reconhecido por seu tatelto.
    Desejo que você conquiste novos prêmios.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Roneibe, você é orgulho de todos os anguerenses

    ResponderExcluir
  6. isso só prova a evolução de anguera emtodos seguimentos parabens ao roneibe ea a sua sua por da lhe suporte a tal façanha

    ResponderExcluir
  7. Compartilho essa premiação também com meus concidadaões anguerenses. Durante a solenidade em Minas Gerais, fiz questão de mencionar o nome de Anguera, minha cidade natal. Pois, entendo que: independente dos passos de cada pessoa, dos itinerários percorridos por cada um de nós ao longo da vida, jamais podemos nos esquecer de nossas origens.
    Parabenizo ao Anguera Online, vejo essa página virtual como uma ferramente importante; posibilitando um maior conhecimento sobre município.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Robeiro, nobre escritor! Siga a frente na carreira, fazendo HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS VIZINHO, QUE ORGULHO PARA TODOS NÓ ANGUERENSES. SUCESSO SEMPRE.

    Adm.Danilo de Souza Rodrigues.

    ResponderExcluir
  10. MUITAS FELICIDADES RONEIBE, ESTOU BASTANTE ORGULHOSO E FELIZ COM MAIS ESSA CONQUISTA DE VÁRIAS QUE VIRÃO...PARA MIM, ESSE PRÊMIO SÓ REFORÇA O SEU TALENTO NATO. LEMBRO-ME QUANDO TRABALHEI NA CIDADE DE ANGUERA,HÁ APROXIMADAMENTE OITO ANOS ATRÁS E CANSAVA DE VER VOCÊ SENTADO NA MESA DO BAR DO SEU PAI, SENHOR RAIMUNDO, LENDO AUTORES QUE ATÉ O ENTÃO NINGUÉM OU QUASE NINGUÉM DA SUA FAIXA ETÁRIA SE INTERESSAVA EM LER. A PARTIR DAI,PERCEBI QUE VOCÊ ERRA UM JÓIA RARA E SÓ PRECISAVA DE UM POUCO DE TEMPO PARA COMEÇAR A BRILHAR.SUCESSO...!

    ATENCIOSAMENTE,

    LUIS(POLICIAL CÍVIL).

    ResponderExcluir
  11. Todos os filhos de Anguera, de lguma forma, se sentem orgulhosos com o prêmio e pela revelação desse talento. Boa sorte a Rneibe B Lima.

    ResponderExcluir
  12. Quero parabenizar o ilustre colega por esta premiação. Parece comum falar nisso, mas de alguma forma, já esperava o reconhecimento de “Margarida”, uma narrativa aparentemente simples, mas se lida com maior atenção, descobre-se ali, a sua complexidade. Quanto ao autor, Roneibe sempre demonstrou o seu interesse pelas letras, esforçado e dedicado, espero que tenha muito sucesso. Acredito que “Margarida” seja apenas o primeiro fruto de seu talento, assim, Anguera ainda ouvirá falar muito deste filho ilustre.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.