PARABÉNS ANGUERA: 49 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Conforme anunciado, o Blog Anguera OnLine preparou um Texto Documentário sobre Anguera, mostrando diversos aspectos da origem e da vida cotidiana no município. Também editou um vídeo especial com fotografias que retratam o dia-dia da cidade, destacando a forma simples de vida, trabalho e acessibilidades.  Trata-se de homenagem a Anguera na passagem dos 49 anos de Emancipação Política.





TERRITÓRIO E POPULAÇÃO

Anguera é um município pertencente ao Território Portal do Sertão, no estado da Bahia. De acordo com o recente Censo do IBGE, a população do município é de 10.248 habitantes. O resultado ainda não foi divulgado oficialmente no Diário da União, mas já consta na página da internet do IBGE.


LOCALIZAÇÃO

Localiza-se às margens da BA 052, distante 146 Km de Salvador, a capital da Bahia, e 36 Km de Feira de Santana, município vizinho que determina grande influência formando em torno de si uma ampla região.


ATIVIDADES ECONÔMICAS

Suas principais atividades econômicas são a agricultura familiar, a pecuária e o pequeno comércio existente na Sede do Município. Destaca-se ainda a Feira Livre da cidade que acontece tradicionalmente todos os sábados no Centro de Abastecimento, sendo comercializados produtos locais e também trazidos por ambulantes de outros municípios.


ORIGEM DO MUNICÍPIO E EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Anguera se originou da antiga Fazenda Almas, que era distrito de Feira de Santana. A Emancipação Política ocorreu aos 20 dias do mês de novembro do ano de 1961, através da Lei Nº 1.558.

O primeiro prefeito foi Arthur Vieira de Oliveira, que faleceu no exercício do mandato. Foi sucedido pelo Senhor Deusdeth Brandão, que era Presidente da Câmara Municipal de Vereadores. 

De acordo com informações do Guia Cultural da Bahia, á área onde se encontra o município de Anguera foi habitada originalmente pelos indígenas Paiaiás, tendo se formado no século XIX em torno da Fazenda Almas, que era pouso obrigatório de tropeiros em trânsito para o porto de Cachoeira.

A origem do município de Anguera está ligada à precariedade das condições de Vida da população nordestina e às dificuldades de sobrevivência. Seu núcleo de povoamento inicial foi a Fazenda Almas, que pertencia à família do Sr. José Marques de Oliveira Lima, negociante de Feira de Santana que se mudou com toda família devido a um surto de febre numa época anterior a 1830. Esta denominação do primeiro núcleo de povoamento do município decorreu do fato de várias pessoas terem morrido, provavelmente de cólera, nas proximidades do povoado de Soledade, sendo enterradas nesta localidade.

Em 1855 foram criadas escolas, uma capela e uma unidade policial. Assim, a localidade foi elevada à categoria de distrito, sendo povoada também por outras famílias que buscavam melhores condições de vida, encontrando ali solos férteis para a atividade agropecuária.

Seus antigos moradores contam que o nome Anguera possui raízes no vocábulo AnhAnguera (do tupi añã’qwera). Este era o apelido de um negro chamado Manoel Cajazeiras. Dize-se que este personagem teria sido um escravo que viveu cerca de 115 anos. Tal apelido estaria associado a seu comportamento muito “travesso”, o que justificaria inclusive seu outro apelido: “diabo velho”.

RELIGIOSIDADE

A religiosidade é forte em Anguera. A população é predominantemente cristã, destacando-se o Catolicismo, sendo a cidade abençoada por sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Outras igrejas que se destacam, são: Assembléia de Deus, Primeira Igreja Batista, Adventista de Sétimo Dia, Igreja do Evangelho Quadrangular, Universal do Reino de Deus, entre outras.

FESTAS POPULARES

As festas tradicionais de Anguera que ainda estão em evidência são:

FESTA DE VAQUEIROS: Reúne vaqueiros e apreciadores da montaria do município e de vários outros lugares. Acontece sempre num domingo, sendo antecedida por uma festa dançante na Praça Arthur Vieira, no sábado a noite. Neste ano de 2010 voltou a acontecer no primeiro semestre do ano. Durante muito tempo foi realizada no segundo semestre. Mostra uma cultura muito presente no nordeste, vista também como esporte, além de “ser vaqueiro” se destacar também como uma profissão.

SÃO JOÃO: Passou a ser comemorado com a apresentação de grandes bandas de forró da Bahia e outros estados do nordeste, a partir do ano de 1996. Ganhou grande proporção e reúne na Praça Arthur Vieira, além da população local, filhos que residem em ouros lugares e grande número de visitantes. Nos dias da festa, geralmente uns três ou quatro dias que envolve a noite do São João e dias próximos, a movimentação de pessoas na cidade é bastante intensa. Fortalece o comércio local e impulsiona os meios d e transporte da cidade.

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO: Realizada entre os dias 29 de novembro e 08 de dezembro, promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em comemoração à Padroeira de Anguera. Reúne as comunidades rurais, presentes em cada noite do novenário, e a comunidade da Sede. No encerramento, a solene procissão percorre as principais ruas da cidade. É um evento bastante respeitado e prestigiado, que sempre lembra os filhos de Anguera que residem fora de sua terra, pois deles sempre comparecem  à festa.

3 comentários:

  1. Gente, me emocionei ao ver tanta beleza e criatividade. Anguera nunca foi tão divulgada dessa forma através de suas riquezas e valores. Parabéns à produção do vídeo, principalmente.

    ResponderExcluir
  2. Estou voltando a comentar no Blog. Mas hoje vou parabenizar Anguera, com merecimento da sua gente e seu povo gentil. O vídeo está legal. Não sou político, quero ver o bem da minha cidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a nossa querida cidade. Que os bons ventos tragam bastante alegria a nossa terra. Bela produção. Parabéns!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.