CARTA DO LEITOR


MINHA QUERIDA ANGUERA!
Neste momento tão especial para o nosso município, não poderia ficar sem expressar através deste canal, o meu amor por essa terra. São cinquenta anos. Cinco décadas de muitas histórias. Boas e ruins, como é a própria vida. Mas histórias que marcaram e marcaram muito. Vou reeditar algo que já escrevi. Com a devida licença das famílias, citarei nomes e aproveito para pedir desculpas por nomes que não me lembrarei.

 Anguera de Mané Cajaeira, que tanta idade tinha, para a nossa curiosidade, às vezes à cidade vinha. Anguera de Vítor Lola, um homem sem ambição, pois como prefeito desta terra, jamais lhe meteu a mão. Anguera de João Freitas, homem de muito brio, se comerciante ou vereador, para Anguera muito contribuiu. Anguera de seu Libano, que de forma alegre viveu,e para ajudar aos mais pobres, muito fato barato vendeu. Anguera de Zé Vieira, homem do leite, da manteiga e do requeijão, estando em Ipirá ou Feira, jamais deixou nossa terra na mão. Anguera de Chiquinho Freitas, que seu legado deixou, hoje pode ser lembrado como grande administrador. Anguera de Zu e Ioiô, que também deram contribuição, pois ambos como delegados, bagunça não havia, não.

 Anguera de Zelito Vieira, que pela farmácia enveredou, mesmo sem ser médico, o certo é que muita gente curou. Anguera de Maria Preá, mulher que sorria sem parar, morreu antes de ter morrido, por causa de um adágio popular. Anguera de dona Alba, mulher de considerável valor, êta baixinha querida, que muita gente educou. Anguera de Maria de Agnaldo, que com amor a merenda fazia, tornava o intervalo das aulas, um momento de muita alegria. Anguera de Dona Urânia, conselheira de todo dia, junto com sua irmã Isabel, biscoitos de goma vendia. Anguera de seu Tancredo, homem discreto e gentil, algo de ruim sobre ele, jamais de alguém se ouviu. Anguera de Sapato Véi, comerciante sagaz e muito vivo, na compra, na venda ou na troca, jamais levava prejuízo.

 Oh Anguera , quantos filhos (Gil de Nana, Tonhe de Zinho,Gilsa, Gessé, Gutemberg, Pedro Paulo, Amerísio, Tonhe de Cid, Prof. Roberto e tantos outros)queriam te ver cinquentenária,mas não puderam,pois a morte, chegou como uma rasga-mortalha, te deixando muito triste, causando ferida em tua alma. Mas Anguera, não te esqueças, que alguns filhos se foram, mas outros filhos continuam, sejam legítimos ou por ti adotados, lutam para que por ti, amor e carinho não diminuam.
PARABÉNS MINHA ANGUERA QUERIDA. E QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE TI. Com muita emoção. André Brito.
André Brito, pastor da Primeira Igreja Batista em Muniz Ferreira-BA
Fonte: Angueranoticias

3 comentários:

  1. boa homenagem andré é dificil lembrar de todos me reforçando sua homenagem me relembro de vários amigos que se foram valmir de d. ediméia braga irmão de joca e tantos outros mais e em se falando em uma pessoa em espeçial com qual vivi bons anos da minha vida junto com toda a familia freitas na qual sempre fui bem tratado.vai como sugestão aos governantes homenagea lo sim sr.joão de oliveira freitas ,que tanto fez pela população anguerense façam justiça enquanto ha tempo.

    ResponderExcluir
  2. parabéns minha cidade linda maravilhosa anguera, Deus lhe abençoa hoje e sempre parabéns felicidades....

    ResponderExcluir
  3. a familia agradece pastor, por lembrar de alguem tão especial pra nos, que é meu avo sapato véi ,homem sem estudos mas com muita cultura nas veias ele fez parta da construção de anguera,as festas populares era a vida dele .

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.