ANGUERA CONTEMPLADA COM ATENDIMENTO DO SAMU



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Feira de Santana vai estender a atuação do órgão para mais 27 municípios que integram a microrregião. Com a perspectiva de implantação da regionalização do Samu, prevista para ocorrer em março, 25 unidades móveis serão utilizadas para atender os chamados da população.

A frota será composta por seis Unidades de Suporte Avançado (USA), que funcionam como UTI móvel, e 19 Unidades de Suporte Básico. De acordo com a coordenadora do Samu, Maíza Macedo, 12 ambulâncias irão permanecer em Feira de Santana e 13 serão distribuídas entre os municípios da microrregião.

“Em nossa sede, serão disponibilizadas nove USB e três USA. As demais ambulâncias estarão centradas em determinados municípios onde serão instaladas bases. Caberá a estes municípios atender a população dos municípios circunvizinhos”, explica.

Ainda de acordo com Maíza Macedo, a base do Samu de Feira de Santana passará por uma pequena adaptação, para que o atendimento à demanda da microrregião ocorra com tranquilidade, mesmo sendo de forma provisória. “A sala de regulação será ampliada e mais profissionais deverão trabalhar no setor. Uma nova sede do Samu será construída pelo Governo do Estado na área ao lado do Hospital Estadual da Criança. O Samu regional deverá entrar em funcionalidade enquanto ela não ficar pronta”, salienta.

Segundo a coordenadora do Samu, médicos, técnicos de enfermagem, técnicos auxiliares da regulação médica, condutores e supervisores de frota estão sendo instruídos sobre a regionalização do órgão. “Estamos reunindo separadamente as categorias para apresentar as atribuições de cada uma dentro da regionalização. Neste mês, iremos reunir todos os profissionais do Samu para fazer uma explanação geral do funcionamento do serviço enquanto regional”, pontua.

Além de Feira de Santana, a regionalização do Samu vai garantir a prestação do serviço nos seguintes municípios: Anguera, Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Candeal, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Tanquinho, Ichu, Ipecaetá, Ipirá, Irará, Pintadas, Rafael Jambeiro, Riachão do Jacuípe, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Gavião, Mundo Novo, Nova Fátima e Pé de Serra. Recentemente a Equipe do SAMU esteve prestando socorro no Município de Anguera num grave acidente envolvendo dois veículos (ver matéria ACIDENTE COM MORTE NA BA 052).

Um comentário:

  1. Parábéns minha Anguera!!! Obrigado meu Prefeito Mauro Selmo Vieira! É mais uma prova que vc está realmente mudando a nossa história.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.