HOSPITAL MUNICIPAL JOSELITO VIEIRA NEVES REALIZA CAPACITAÇÃO PARA ATENDIMENTOS DE EMERGÊNCIA



Aconteceu ontem (17/06), a 1ª Capacitação de Acolhimento e Suporte Básico voltado para as Equipes de Saúde da Família e para a Equipe de Saúde do Hospital Municipal Joselito Vieira Neves. Esta capacitação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde do Município, financiada pelos recursos das Especificidades Regionais que tem por foco a Atenção Básica de Saúde. O treinamento foi ministrado por profissionais do SAMU 192 de Salvador, Dr Miguel Setubal e o Enfermeiro Márcio.



O objetivo do treinamento foi capacitar os profissionais, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Motoristas das ambulâncias, Porteiros do Hospital e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no que tange a abordagem ao paciente desde o Acolhimento ao Suporte Básico de Vida nos casos de Urgência e Emergência.


A Metodologia foi teórica - prática promovendo conhecimentos básicos para realização das manobras de RCP (Reanimação Cárdio Pulmonar) que deverão ser utilizadas quando o paciente apresentar uma Parada Cardíaca e/ou respiratória, e tem como finalidade fazer com que o coração e o pulmão voltem às suas funções normais para a manutenção da oxigenação do cérebro, o qual não pode passar mais de 5 minutos sem ser oxigenado, sob pena de gerar lesões irreversíveis.

Como pode ser visto nas imagens, todos os participantes tiveram a oportunidade de praticar as manobras de RCP e fazer abordagem ao paciente em casos de acidente automobilístico. Treinando em modelos de borracha vindos dos Estados Unidos.


Foi dado, passo a passo, as 5 etapas utilizadas no momento do contato com paciente:

1.  O local deve ser seguro para equipe atuar;
2.  Dever checar o nível de consciência tentando conversar com paciente;
3.  Solicitar que alguém ligue pedindo socorro e trazer o DEA (Desfibrilador Externo Automático);
4.  Verificar pulso;
5.  Caso não seja encontrado pulso iniciar contrações cardíacas.


Após as atividades, a equipe se reuniu na Câmara Municipal para a avaliação do treinamento onde todos comentaram e entenderam como foi de grande relevância a Capacitação. Também os Profissionais que    Capacitaram a Equipe, verbalizaram  a alegria de encontrar um grupo tão comprometido e tão motivado como a Equipe de Anguera.  


O certo é que a Saúde de Anguera está cada dia melhor, respeitando os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), respeitando as pessoas que vivem em Anguera e ofertando uma Saúde  igual para Todos. Esta Capacitação se constituiu num primeiro passo e toda equipe encontra-se  preparada para tornar real o lema: “ SALVAR VIDAS!”

6 comentários:

  1. porque, nao postou a foto do acidente causado pelos todos colocado na pista , que inresponsabilida so pala se aprecer.podeira ter causado uma morte, por favor tenham mais respossabilidade.

    ResponderExcluir
  2. Os TOLDOS causaram algum acidente?? Não estavam na pista, estavam na frente do Hospital, e com sinalização durante o treinamento. Os acidentes acontecem na rua, então deve ser treinado no local onde acontecem. Responsabilidade é o que a saúde de Anguera tem de sobra, a prova é o interesse para que tivesse acontecido uma capacitação aos profissionais em urgência. Por que só criticas? As pessoas devem ver pelo lado bom. Foi para o bem da população de Anguera, que podem precisar do serviço.

    ResponderExcluir
  3. Dr Antonio, médico de Anguera, corrige item 5, em lugar de vinhesse cardíacas, o correto d'água comprado praticar. Ok!

    ResponderExcluir
  4. OBSERVE MELHOR LEITO, QUE PELAS FOTO É VISÍVEL QUE OS TOLDOS ESTAVAM NA PISTA. PORQUE NÃO USAR A ARIA EM FRENTE AO HOSPITAL. OK

    ResponderExcluir
  5. GENTE,PELO AMOR DE DEUS ,VAMOS PARAR DE BOBAGEM,VEJAMOS O LADO BOM DAS COISAS,SEM QUERER PUXAR SACO DE NINGUÉM.O TREINAMENTO FOI BOM SIM ,NO SENTIDO DE TREINAR PESSOAS PARA PRESTAR PELO MENOS UM PRIMEIRO SOCORRO SE NECESSARIO FOR.CABE AGORA AS PESSOAS SE CONSCIENTIZAREM DE QUE TEMOS PESSOAS PRONTA PRA ISSO E COMFIAR.E QUANTO AO ACIDENTE,FOI UMA FATALIDADE IGUAL A MUITAS OUTRAS,PASSEI EM FRENTE NO MOMENTO E REALMENTE NÃO VER ONDE OS TOLDOS ESTAVA É UMA VERDADEIRA FALTA DE ÓTICA.LEMBREM-SE NÃO ESTOU POSTANDO ISSO PRA AGRADAR NINGUÉM E SIM PRA QUE POSSAMOS PARAR,PENSAR,E VER O Q REALMENTE É IMPORTANTE PRA NÓS,INDEPENDENTE DE QUEM SEJA O LEITOR.UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.