E AGORA, JOSÉ?


Comprei hoje (10/10) um exemplar do jornal “Correio – o que a gente quer saber” e estava estampada uma única manchete de capa que simplesmente dizia: “E AGORA, JOSÉ?”
Sei muito bem que a referência era ao José de lá. Agora acuado pelas pesadas acusações a ele atribuídas, dentre as quais a de ser o chefe do mensalão, o que lhe custou a condenação pelo Supremo Tribunal Federal. Mas esse mesmo José, quando investido de poder, enquanto chefe da Casa Civil e considerado o segundo homem na hierarquia da República, costumava acuar, humilhar, vilipendiar, ameaçar e desonrar as pessoas. E agora, José? O mundo dá tantas voltas, né José?
Mas sabe que nisso tudo, me veio à lembrança o José de cá? Pois é. Hein, Zé! Prepotência, arrogância, petulância, humilhação aos próprios conterrâneos, etc. E agora, José? O povo sumiu. O povo que o senhor usou e abusou. Não foi José? O povo que o senhor achou que era propriedade sua e presa sua. Não foi  J
osé? E agora, José? O discurso sumiu. Restou o xingamento (o que, aliás, lhe é peculiar). Mas como o povo sumiu, quem iria ouvir. Não veio a utopia, José. E como viver sem utopia, José? Pois a utopia deu lugar à sua incoerência e ao seu ódio. Oh, José! O senhor abandonou a casa e quando veio com a chave na mão, cadê porta? E agora, José? Para onde José? Para Anguera? Não, para Anguera não, José. A sua forma e o seu estilo já estão obsoletos para o momento vivido por nossa cidade. No último dia sete, o povo deixou isso bem claro. O senhor assimilou, José?
Você é duro, José! Mas, sinceramente, espero que da próxima vez o senhor pensar em Anguera, veja-a como uma cidade que mesmo pequena em tamanho, é constituída de pessoas de alma e corações grandes, inclusive as que lhe admiram, às quais o senhor tanto judiou, não foi José?
José, José. A fila anda, José!
Tentando parafrasear o poeta Drummond.


 Pr. André Brito

18 comentários:

  1. Como que o Pastor André Brito como Ministro do Evangelho terá a oportunidade de apresentar o Salvador e Senhor Jesus Cristo para o Dr. José Augusto sendo que ele posta comentários irônicos relacionados á politicas essa não é a missão que Deus estabeleceu para sua igreja, não vamos fechar as portas da salvação que um dia de maneira sofrida na cruz o nosso irmão Jesus Cristo abriu para todas as suas criaturas, não sou contra que um cristão se envolva na politica, mais que seja prudente para não dá mal testemunho. Como um verdadeiro cristão o Pastor André Brito terá que pedir perdão a Deus e desculpa a seu próximo. A verdadeira missão de um verdadeiro Pastor é cuidar da casa de Deus das coisas sagradas das suas ovelhas e manter a porta do seu aprisco aberta convidando a todos que se chegue ao arrependimento. Não estou criticando o Pastor André Brito e nem defendendo o Dr. José Augusto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Sílvio Santos, como democrático,respeito os seus comentários. Só lamento em dizer que aquilo que o senhor chama de ironia, imprudência e mau testemunho, eu chamo de análise crítica. Não sei de qual segmento religioso você é. Mas pelo que vejo, é daqueles que acham que o crente não deve emitir as suas opiniões para não ferir o próximo, mesmo que o próximo seja errado. É uma pena que a religião tenha produzido cristãos fatalistas. Se a questão é criticar políticos, o próprio Jesus chamou os fariseus, escribas e fariseus (políticos da época) de "raça de víboras", "hipócritas" e "sepulcros caiados". E amaava a todos eles. Amar não é sinônimo de fechar os olhos para as coisas erradas. O Dr. José Augusto não é meu inimigo. Politicamente, não concordo a forma dele. Não teria problema em apresentar-lhe o Evangelho, pois o poder está no evangelho e não em mim. A menos que o evangelho que o senhor se refere seja o evangelho adocicado, que não aponta erros. E por fim, caso o Dr. José Augusto não queria ouvi-lo da minha boca, om senhor terá a oportunidade para fazê-lo, pois, pelo jeito e uma pessoa prudente, de bom testemunho, verdadeira e como ninguém, sabe qual a missão de um verdadeiro pastor. Quanto a me criticar, fique à vontade. Como disse o Pastor Martin Luther King Jr.: "O que me inquieta não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons."

      Excluir
    2. Nossa caro Silvio Santos por esta resposta você não esperava né,vai falar o que não sabe,mais antes ficar calado quando não se tem certeza o que estar dizendo,por isso eu sempre falo,Deus nos deu dois ouvidos e uma boca,para agente ouvir mais e falarmos menos.kkkkkkkkk

      Excluir

    3. Oi pastor André! Gostaria que o Senhor compreendesse que eu não sou um cristão fanático, não sou radical e nem liberal sou um cristão equilibrado, todas as pessoas podem fazer criticas como a sua, o que eu não achei legal foi á maneira como o Senhor fez a critica, de forma irónica. Caso fosse uma critica construtiva, quem sabe o Dr. José Augusto não poderia refletir e entender que era um homem de Deus que estava falando, e arrepender-se caso errou, e você ganhar seu irmão para Cristo. Se eu pensar como o senhor pensou com relação ao que Jesus disse para os politico da sua época eu seria obrigado a entender que o senhor deveria generalizar as suas criticas porque Jesus se dirigiu a todos os políticos.
      Deixai os assuntos políticos em paz. "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?" II Cor. 6:14 e 15. Que pode haver de comum entre esses partidos? Não pode haver sociedade, nem comunhão. A palavra "sociedade" importa em participação, parceria. Deus emprega as mais vigorosas imagens para mostrar que não deve haver união entre partidos mundanos e aqueles que estão buscando a justiça de Cristo. Que comunhão pode haver entre a luz e as trevas, a verdade e a injustiça? - Nenhuma, absolutamente. A luz representa a justiça; as trevas, o erro, o pecado, a injustiça. Os cristãos saíram das trevas para a luz. Eles se revestiram de Cristo, e usam a divisa da verdade e obediência. São regidos pelos princípios elevados e santos que Cristo exemplificou em Sua vida. O mundo, porém, é regido por princípios de desonestidade e injustiça.
      Ao amigo anônimo eu gostaria de dizer que eu já esperava pela resposta e ela não me ofendeu porque o pastor André Brito foi ético.

      Excluir
    4. Concordo Com você silvio Santos... Apesar de ter pouco conhecimento da biblía,quando li o comentáio do pastor André,o que senti foi muita ironia na fala dele,deixando a entender que sente raiva do ex-prefeito José Augusto. Pastor André, errar é humano viu!!! José Augusto errou mas também fez muito pelo povo de Anguera. Com isso ele é muito pespeitado viu! Ofendendo a ele, você ofenderá a muitas pessoas de Anguera também. Afinal de contas qual é o seu papel como evagelizador? Não seria evangelizar e ensinar o perdão?

      Excluir
  2. kkkkkkk VOLTA VOLTA VOOOOOOOOLTA ZÉ DO POBRE!
    SAI PRA GOVERNAR KKKKKKKKKKK
    VOLTA PRO TEU CAZULO ZÉ MULAMBO KKKKKKKKKK
    TU VIU LIUUUUUUUUUUUUUUUUUU
    TOMOU PAPUDO ZÉ GATO
    TU GOVERNAR ANGUERA NUNCA MAIS NA TUA VIDA
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    AGORA É 55 55 55 55 55 55 55 55 55 55 55 55
    QUE É UM PIZERO SÓ O 55 É O MELHOR...........

    ResponderExcluir
  3. Deus cobra da gente qd falamos mentiras mas como o pastor André no uso de suas palavras e como cidadão seja pastor ou não tem o direito de opinar e não falou nem uma mentira em relação ao último gestor quem somos nós para julgar as atitudes do pastor.Uma certa vez eu ouvir alguém dizer quem planta feijão colhe feijão e não milho e José Augusto não pensou nisso e o povo deu a resposta.

    ResponderExcluir
  4. ESSE SILVIO É MAIS UM DOS PUXA SACO DO FARIZEU ZÉ AUGUSTO,E COM CERTEZA É UM DESSES CRISTÃO SEPULCRO CAIADO ,DEVE SER MAIS UM JACU .

    ResponderExcluir
  5. Anguera agora e outra com certeza não vamos ser hipócrita em dizer que Anguera e a mesma de anos atras e fato a cidade esta mais desenvolvida como deve ser.
    o quer não nus cabe e julgar aos outros quanto a questão religiosa ainda mais quando a pessoa em questão não conhece o advogado fiel como podemos alcançar almas desta forma muitos s pactos foi feito sabe lá DEUS com quem e de qui forma se deu o que sei e que quem teve a chance de fazer a diferença e não o fez pagou o preço usar de sua condição religiosa para corromper cristão teve o seu galardão, as urnas comprovarão isso a bancada evangélica foi reduzida não foi o mero acaso de eleição e sim a mão de DEUS é fica a lição quando colocamos o nosso querer na frete quando impera eu quero eu posso eu faço somos abatidos .MAS DEUS MISERICORDIOSO PARA NUS DA UMA OUTRA OPORTUNIDADE DE REVER OS NOSSO CONCEITO CRISTÃO .não fazer pactos sujos e um deles aqueles quer ler esse comentário vai saber o quer eu estou a dizer e aqueles que não fizeram diretamente mas sim que fez o indiretamente que O SENHOR continue te abençoado HOJE E SEMPRE . AQUI VAI UM LEMBRETE ÃO IRMÃO E A IRMA EM CRISTO IGREJA E LUGAR DE COISA SANTA NÃO DE SUJEIRA POIS O NOIVO VEM BUSCAR A NOIVA PURA E IMACULADA ,QUANDO O NOIVO CASA COM A NOIVA PURA E NA LUA DE MEL ELE NÃO ENCONTRA PUREZA A NOIVA E DEVOLVIDA .PENSE NISSO ANTES DE COMPACTUAR COM ESSA SUJEIRA .DIAS MELHORES VIRÃO TUDO AQUILO QUE ESTA EM BAIXO DO TAPETE VAI APARECER

    ResponderExcluir
  6. Eu só acho que Silvio Santos como tão calmo prudente e interado dos ensinamentos da Bíblia, deveria ao invés de está tentando debater palavras tão sábias de Pr. André Brito, deveria ensinar a Zé uma coisa que aprendemos quando criança, porém acho que José Augusto não teve infância. O seguinte mandamento:
    NÃO TOMAI SEU SANTO NOME EM VÃO.
    Isso é uma coisa que Zé vem praticando ao longo de suas derrotas, em seus discursos políticos.
    Sinto-me muito incomodado com relação a isso, mas como não tenho nenhum tipo de aproximação com José Augusto e nem quero, e também vejo que você pelo teor da conversa é Puxa saco dele, faça-nos um favor: ENSINI-O.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha já ouvi varios discursos de josé Augusto e nunca o vi clamando o nome de Deus em vão, desde quando não mais podemos falar do nome de DEus quem é vc para proibi. Tudo que André brito posta é lindo, só porque é criticas a Jose Augusto se fosse elogio era rediculo, melhor seria se ao inves de Andre Brito que diz ser pastor ficasse ai postando comentarios indiotas fosse toma conta das ovelhas dele pq ele vai presta conta a Deus. eu tinha até vontade de ser cristã mais quando me debato com esse ser que se diz ser pastor e exemplo que é bom não tem me desanimo toda, mais um dia eu porque vou por Cristo e não por pecador igual amim. E a vc caro Silvo continui no caminho certo pois tenhocerteza que grandes coisas Deus vai fazer na sua vida, e quanto esss comentarios maliciosos, perdoai pq vem de pecadores miseraveis que nem sabe o que é que fala.

      Excluir
  7. Os trabalhadores ativos não têm tempo de se ocupar com as faltas do próximo. As faltas e fraquezas dos outros não fornecem alimento para a vossa vida. A maledicência é uma dupla maldição, que recai mais pesadamente sobre quem fala do que sobre quem ouve. Quem espalha as sementes da dissensão e discórdia colhe em sua própria alma os frutos mortais. O próprio ato de olhar para o mal nos outros desenvolve o mal em quem olha. Detendo-nos sobre as faltas do próximo, somos transformados na sua imagem. Mas contemplando Jesus, falando do Seu amor e da perfeição de Seu caráter, imprimimos em nós as Suas feições. Contemplando o alto ideal que Ele colocou diante de nós, subiremos a uma atmosfera santa e pura, que é a própria presença de Deus. Quando aí permanecemos, sairá de nós uma luz que irradia sobre todos os que estiverem em contato conosco.

    Silvio Santos

    ResponderExcluir
  8. Eu só tenho a lamentar o seu comentário destituído de conteúdo senhora "anônima". Quem está dizendo que tudo o que eu posto é lindo é a senhora. Quero dizer dizer que o que posto, o faço sendo fruto das minhas convicções e da verdade. Verdade essa que talvez a sua paixão aguda a impeça de ver. Ainda que você não me considere pastor (talvez por não comungar com as ideias dos seus "ídolos" políticos), eu sou pastor. Quanto ao seu desânimo em ser cristã, se apegue em outros mecanismos de defesa e não em meus comentários, pois você irá dá conta de si mesma a Deus. Quanto à senhora dizer que posto comentários idiotas(é a palavra correta) mais uma vez só tenho a lamentar por você, pois muita gente não acha. E olha que é gente que não tem preguiça de usar só um pouquinho os neurônios.
    Como a senhora se vale do anonimato, nem posso emitir um juízo de valor ou de realidade sobre sua pessoa, mas pelo que escreveu, vejo que está com o coração ferido.

    ResponderExcluir
  9. Caro Sílvio, o meu comentário não lhe ofendeu, porque eu não tenho a intenção de ofendê-lo. Vejo que com você, é possível dialogar de forma civilizada. Talvez as nossas ideias sejam diferentes, o que não impede que sejamos cordiais um com o outro. Por exemplo, a sua compreensão de "jugo desigual" é diferente da minha. O que é que você chama de luz e travas? Quando você fala que o mundo é regido por princípios de desonestidade e injustiça. É, sim. Mas é nesse mundo que vivemos. E o que foi que Jesus disse? "Não peço que os tire do mundo, mas que os livres do mal" (João 17.15). É nesse mundo, do jeito que é, que devemos fazer diferença. Aproveito para dizer ao anônimo, que o Dr. José Augusto não é meu inimigo. Todas as vezes que nos vemos, nos cumprimentamos civilizadamente. Já fui prejudicado por ele, sim. Mas nunca cobrei isso dele. O que discordo é do estilo de governar que ele adota. O problema é que tem muita gente que pensa que amigo é aquele que omite os erros do outro. Eu não vejo assim. Prefiro um inimigo sincero a um "amigo" bajulador. Ainda saliento que ironia é um estilo linguístico. E a falta de intimidade com a gramática de alguns, faz com que entendam da forma que querem entender, se saindo como vítimas.

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo Silvio Santos, vc com sua fala muito sábia acaba de me ajudar. Realmente vc tem toda razão. "Os trabalhadores ativos não têm tempo de se ocupar com as faltas do próximo. (Silvio Santos). Outra coisa pra você falar com Zé. O que mais se via nessa campanha política de 2012 em Anguera foi Zé tentando se promover em cima de calúnias a respeito do Prefeito, enquanto o mesmo apresentava o trabalho feito durante quatro anos e apresentava novos projetos, Zé Gato era o tempo todo falando mal do outro grupo. Realmente, se ele tivesse projetos pra apresentar, não viveria em função do Prefeito.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.