EDITORIAL DA SEMANA




PERGUNTAS QUE GIRAM

Finalizado o processo eleitoral, a partir dos resultados apresentados nas urnas, ficam na cidade especulações das mais diferenças formas. Não poderia ser de outra forma, afinal, Anguera é um município caracterizado por uma política muito forte e intensa.

Tentaremos aqui, neste Editorial do BLOG ANGUERA ONLINE, traduzir algumas perguntas que giram nas rodas da política a fins de apreciação dos nossos leitores. Ao mesmo tempo, tentaremos comentar, quando necessário.

Como fica o grupo político de oposição, em termos de liderança?

Uma facção passa a se considerar independente e deverá tomar rumos individuais, com suas próprias ideias e convicções. Outra facção irá considerar Felipe Vieira, consagrado nas urnas, como orientador principal das decisões; no entanto, desde quando este venha a agir com diálogo e entendimento na busca amadurecida de um espaço político mais amplo. Um terceiro bloco, os mais saudosistas, seguirão com fidelidade os passos dos dois irmãos derrotados, ainda que a distância, afinal eles tiveram supremacia de poder durante 16 anos em Anguera. O Vereador Carlinhos também possui sua fatia de seguidores, com experiência política e jeito popular de se aproximar do eleitor.

Quem será o Candidato a Prefeito pela oposição em 2016?

Considerando o resultado das urnas em 07 de outubro passado, o primeiro habilitado é o Vereador Felipe Vieira. Está com a faca e o queijo na mão. Com equilíbrio, bom senso e articulação, poderá conquistar o espaço. Além destes ingredientes, fica para ele a lição deixada pelas urnas, acerca do perfil que um líder necessita ter. O Vereador Carlinhos também poderá se habilitar, pela experiência política. Esta previsão se refere ao momento atual, pois a política é dinâmica, muda de minuto a minuto e nunca segue uma lógica exata.

O grupo político de Mauro Vieira conta com alguns Pré-Candidatos a Prefeito para 2016. Haverá racha no grupo?

Disputas internas, sim. Racha, eu não acredito. A votação obtida nas urnas pelo Prefeito Reeleito, consolida sua liderança política e lhe deixa créditos suficientes para articular, dialogar  e agir de forma consensual.


Foi surpresa para a oposição perder com uma diferença superior a 2 mil votos?

Para o eleitorado simpatizante da oposição, talvez sim. Para os líderes, acho que eles não quiseram acreditar! A vitória esmagadora de Mauro Vieira se desenhava a todo instante, nas ruas, nas movimentações, nas reuniões e comícios, nas pesquisas de consumo interno feitas pelos dois grupos políticos. Não tinha reverter, e os coordenadores de campanha da oposição sabiam disso. Mas na política é assim: não se pode fugir do jogo, da cena, do momento, afinal o que se prevê não é apenas a vitória, mas o ato e o espaço do “fazer política”.

A oposição a Mauro Vieira no segundo mandato estará mais fortalecida ou será mais fragilizada na Câmara Municipal?

Só esperando mais um tempo para termos esta conclusão. De qualquer forma, acho que precisa ser mais consciente e amadurecida. As urnas demonstraram que não vale de nada votar contra Casas Populares, Torre de Celular, Biblioteca Municipal e outros benefícios. Como também não adianta a onda de denúncias sem fundamento, em troca de vingança que não faz ninguém crescer. Cobranças, contraponto, reclamações denúncias justas, faz parte de todo processo democrático pelo qual prezamos.

PLEITO PACÍFICO

Finalmente neste ano de 2012 a política em Anguera foi de paz e tranquilidade. Desde a campanha até as comemorações, em todos os momentos de encontro e de embates, a análise geral foi de um pleito pacífico.



Márcio Vasconcelos

19 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Bem democrático este site viu!!! Percebe-se pelas Perguntas formuladas e respostas dadas,não discordando das mesmas, mas pela forma que são colocadas.

    Por obséquio você pode postar meu comentário? Afinal tenho ou não tenho o direito de expressar minha opinião?

    ResponderExcluir
  2. Cala a boca bibudoooooooooooooooo !!!

    ResponderExcluir
  3. todas as vezes que ouço esse "bicudo" em Anguera, eu morro de rir....é muito criativo...eheheheheheheheh

    ResponderExcluir
  4. Por que devo calar a boca? Existem um espaço neste site onde posso expressar a minha opinião. Porém não lhe peço para calar a boca. Só lhe peço que seja mais inteligente e que tenha argumentos para se expressar.;) Fica a dica.

    ResponderExcluir
  5. SÉRIOOOO,então morra de rir bicudoooooooooooo ou seria de chora bicudooooooooooo? Eu aposto que você morre é de RAIVA mesmo, por que você gostaria de estar no nosso lugar que dóooooo e isso incomoda muita gente não só você minha querida(o)que pena.Temos que ser mais criativos em coisas boas e bicudo é o suficiente para chamarmos vocês perdedores. Não somos que em você que só tem maldade como criatividade,por isso vai nadar(voltar em ZÉ ) ,nadar(voltar em ZÉ)e vai morre bicudaaaaaaa. Bjssss

    ResponderExcluir
  6. Tome vergonha professor Marcio Anguera não tem facção nehuma tem eleitores como eu que tem o direito de escolha, não somos encabestrados por niguem muito me admira Marcio essa perguntas sua não tem nem logica deveria ser mais bem elaboradas olhe como vc se refere ao eleitore de Jose Augusto lembre-se de que os mesmos vivem em Anguera vc deveria fazer perguntas e colocar respostas sobre o seu prefeito pois todos já sabe das brigas internas que estão havendo no seu grupinho. comente sobre a presidencia da camara quem vai ser o novo presidente, fale do candidato do seu prefeito em 2016 e assim sucetivamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida anônima sento ti dizer, você além de ser INCONFORMADA e uma bela bicuda derrotada.Pode desabafar a vontade eu entendo, jacu,perdedor é assim mesmo fica falando pelo os cotovelos para chamar á atenção de todos mais minguem deu e nem vai dar ó sadia á vocês , seu candidato derrotado já era, não tem mais vez em Anguera e isso você já viu o resultado.Fica a dica, se conforme querida que você é uma bicuda INCONFORMADA para isso existe remédio tome PAKETÁ. Bjssss e até +

      Excluir
  7. kkkkkkkk,tá com dor de cutuvelo?toma paketá que você vaimelhorar

    ResponderExcluir
  8. 2107,você acha que esta havendo brigas?toma paketá,kkkkkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  9. Marcio Vasconcelos.Um dos melhores secretários de educação que eu conheço.A cara da inteligencia!
    Parabéns professor!

    ResponderExcluir
  10. Marcio Vasconcelos.Um dos melhores secretários de educação que eu conheço.A cara da inteligencia!
    Parabéns professor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo meu caro anônimo com você que o Marcio e a cara da inteligencia e isso incomoda muita gente fazer o quer,isso tudo é dor de cotovelo,tá com dor tome PAKETÁ esse e o melhor remédio .

      Excluir
  11. Pra você anônimo que não sabe o significado de facção tá ai:
    • Expedição militar ou feito de armas heróico
    • Grupo de indivíduos partidários de uma mesma causa em oposição à de outros grupos; na modernidade, o termo passou a designar cada grupo antagônico que disputa a supremacia política.
    E ai vai uma dica de locais de consulta: www.google.com.br
    E também temos a forma mais tradicional que é o dicionário, o mais recomendável é o Aurélio.

    ResponderExcluir
  12. COMO MÁRCIO VASCONCELOS É INTELIGENTE!!! PARABÉNS CARO PROFESSOR ESCOLHEU UM ASSUNTO QUE IRIA CRIAR TANTOS COMENTÁRIOS, MAS FOI SÓ PARA TENTAR CAMUFLAR O ASSUNTO QUE MAIS É COMENTADO NA CIDADE .AS CONTAS DA PREFEITURA QUE FORAM REJEITADAS E AINDA POR CIMA TEM A AUDÁCIA EM DIZER QUE OS TÉCNICOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS ERROU AO REJEITÁ-LAS, MUITO SÁBIO VOCÊ NÃO??? BELA TENTATIVA!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Felipe Vieira, fez uma campanha querendo passar por cima de todos os seus colegas de grupo e candidatos a vereadores.Será que ele sonha em ser candidato a prefeito? e se for teria o apoio de Néa de Antonio José,Vanderlon Cunha,Marcelo Freitas,Ozeni,vereador Carlinhos,Willian,Jú de Pelé e outros ?. Eu acho que não.

    ResponderExcluir
  14. MARCIO VASCONCELOS. não o conheço pessoalmente mas pareçe ser uma pessoa com ideias positivas para o futuro nunca na historia de anguera se viu falar tanto no secretario(a) de educação tanto assim então se está se falando tanto assim é porque tem ideias que agradam uns e encomodam outros sempre foi assim com pessoas que tem futuro promissor, acopanho sempre o site e o editorial da semana é sempre interessante sinceramente não vejo nada de mais, então parabens secretario que deus te abeçoe mais e mais

    ResponderExcluir
  15. esse estilo de campanha, outro vereador também utilizou.será que ele também quer ser prefeito na próxima eleição.Nosso prefeito tem que ficar atento pra não ser passado pra traz.Tem gente que não se contenta só com a câmara. Afinal já esta lá a tanto tempo.
    rsrsrsrs

    ASS: Anônimo 2012

    ResponderExcluir
  16. PARABÉNS PROFESSOR ESTA FAZENDO UM EXCELENTE TRABALHO.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.