ANGUERA: 51 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Praça Artur vieira, cartão postal da cidade
ANGUERA, que nasceu da antiga Fazenda Almas, uma propriedade que pertencia à família do negociante José Marques de Oliveira Lima, hoje é um município em desenvolvimento e nesta data de 20 de novembro de 2012 completa 51 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.

Nas terras da Fazenda Almas, outras famílias se estabeleceram. A partir de então, construiu-se uma capela, uma escola e um posto policial. Assim, a localidade de ALMAS, de FAZENDA passou a ser DISTRITO.

Em 1943, trocou-se o nome DISTRITO DE ALMAS, para DISTRITO DEANGUERA. Isto, em homenagem ao indígena AnhAnguera, que era o apelido de Manoel Cajazeira, um negro que havia sido escravo, mas era o morador mais ilustre desse "pedacinho" de chão, também chamado por muitos de "Diabo Velho", pela sua idade e pelas travessuras que diziam aprontar.

Aos 20 dias do mês de novembro do ano de 1961, através da Lei Estadual nº 1.558, o DISTRITO DE ANGUERA desmembrou-se de Feira de Santana, ganhando sua independência política e administrativa: configurou-se aí a Emancipação Política lembrada nesta data, onde também se comemora o Dia da Consciência Negra.
Ao longo dos anos ANGUERA cresceu, desenvolveu-se, gerou filhos ilustres, anônimos e adotivos. 

Hoje é chamada "Terra de Simplicidade e Beleza", caracterizada como um município pacato, sereno e de um povo acolhedor. Em razão de tudo isso, há um ditado popular que diz: "Quem chega a Anguera e bebe água da Fonte Nova, nunca mais vai embora ou se for embora, quer voltar". A Fonte Nova é uma das tradições do povo anguerense.

TEXTO: Márcio Vasconcelos

3 comentários:

  1. Parabéns Anguera,agora cada dia mais bonita para nosso orgulho desta terra que amamos!!!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS
    ANGUERA TANTO QUE FIZEMOS POR TI
    MAS NÚS ESQUECEREMOS.
    UMA HOMENAGEM AO MEU PAI, QUE TANTO FEZ POR ANGUERA
    NÃO É? LEMBRADO...
    MAS MESMO ASSIM PARABÉNS.
    NASSA QUERIDA TERRA AMADA...

    ResponderExcluir
  3. Não me canso de ler a historia de Anguera.Acho tão pitoresca!! haha
    Mas seria bem interessante que se tivesse nos arquivos da prefeitura ou da biblioteca fotos antigas, até mesmo do " Manoel Cajazeira" o vulgo "Diabo Velho" vocês postassem no blog...morro de Curiosidade!
    Sempre entro no blog pra ficar a par das novidades da minha terrinha.

    Muito orgulho de ser desse pedacinho de chão chamado Anguera!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.