ENTREVISTA COM DRª MIRIAN CALDAS - SECRETÁRIA DE SAÚDE DE ANGUERA



A Saúde em Anguera tem duas histórias. Uma antes da Drª Mirian Caldas e outra depois da Drª Mirian Caldas. 

Antes era a novela do “tem não”. Hoje existe o respeito com o cidadão anguerense, onde todos são tratados por igual, independente da cor, raça, religião ou partido político. 


Hoje a Saúde em Anguera vive uma NOVA HISTÓRIA, com ampliação do atendimento médico em todas as áreas. Não é a toa que Drª Mirian Caldas ira receber de 18 a 21 de novembro na Capital de Santa Catarina mais um prêmio para Secretária de Saúde de Anguera o “TROFEU SAÚDE BRASIL”

Nesta entrevista a Drª Mirian Caldas nos fala um pouco desse presente a nível nacional para o povo de Anguera.

ANGUERA ONLINE - Como se deu esse convite para secretariar a saúde em Anguera?

Drª MIRIAN CALDAS: Fui apresentada ao Prefeito através do Secretário Bispo com quem trabalhei, por alguns anos, no Município de Governador Mangabeira. O Prefeito precisava de uma Secretária para “consertar” a Saúde de Anguera. Durante um jantar onde estava Dr. Rui Cezar, à época, meu colega de Faculdade, o Secretário Bispo lembrou do meu nome, mas não tinha meu contato. Dr. Rui Cezar identificou meu nome e me telefonou no mesmo instante. Daí, marcamos uma reunião e conversamos. Curioso lembrar que uma outra pessoa queria a vaga e lutou por ela. O Prefeito fez a opção.


ANGUERA ONLINE - Qual era a sua relação com o prefeito Mauro Viera antes do convite?

Drª MIRIAN CALDAS: Não conhecia o Prefeito Mauro Vieira.


ANGUERA ONLINE - Hoje Drª Miriam é conhecida na grande região de Feira de Santana. A que se deve esse reconhecimento?

Drª MIRIAN CALDAS: Trabalho no Serviço público há mais de 20 anos. Implantei o Serviço de Planejamento Familiar no Hospital Geral Clériston Andrade onde atendia uma demanda de 15 mil mulheres. Com o apoio de Drª Zênia Neves implantei o Serviço de Vasectomia que foi uma referência Nacional. Fui Coordenadora do Programa Saúde da Mulher no Município de Feira de Santana e tive a honra de receber a equipe do Programa FANTÁSTICO da Rede Globo e do Dr. Dráuzio Varella para uma entrevista sobre o Planejamento Familiar (vasectomias e laqueaduras). Fui Treinadora em Saúde Reprodutiva da SESAB treinando Médicos, Enfermeiros e outros Profissionais de Nível Superior na atenção e cuidado a Saúde da Mulher no Estado da Bahia e do Ceará, tendo o reconhecimento da Fundação Pathfinder como um dos melhores serviços conhecido por estes em todos os Países onde atuam. Trabalhei em Santanópolis. Participo de algumas ONGs...
Quando se fala em reconhecimento sempre penso em trabalho, respeito ao outro, seriedade, humildade e na certeza de que ...”ninguém é bom sozinho...”. Quem executa suas atividades com estes instrumentos, certamente, terá reconhecimento.

 
ANGUERA ONLINE: Como foi seu trabalho no município de Santanópolis?

Drª MIRIAN CALDAS: Foi um grande desafio. Encontrei o Município como um dos cem mais pobres da Bahia (abaixo da linha de pobreza). As condições de saúde e de vida eram muito precárias e ainda havia a noção de que “saúde era caridade e não direito”. Busquei conquistar os Colaboradores, de forma especial os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, para que tal realidade fosse mudada e todos os Munícipes tivessem acesso a Saúde com dignidade e respeito. Também, destaco o apoio do Prefeito Paulo Ribeiro que confiou no meu trabalho e não mediu esforços para que o povo de Santanópolis fosse feliz. Assumi a Secretaria de Ação Social e habilitei, em três meses, a Secretaria de Ação Social (era o único Município da Bahia que não tinha sido habilitado). Não realizei trabalho só de Gabinete. Sempre estive no campo conhecendo e buscando resolver as necessidades da população.
Santanópolis foi uma grande Escola e me deu muitas alegrias, a maior delas foi a constatação de que após dois anos de trabalho os indicadores do Ministério da Saúde e do Desenvolvimento Social mostraram que o Município de Santanópolis começava se destacar no cenário Nacional. Linha de pobreza, nunca mais... tristeza do povo... nunca mais... saúde caridade... nunca .mais...!

 
ANGUERA ONLINE: A Senhora substitui uma anguerense que não teve sucesso a frente da secretaria. Como foi a recepção dos funcionários diante desse fato?

Drª MIRIAN CALDAS: Não me sinto à vontade para falar da Ex. Secretária. Não a conheci. Talvez ela não tenha encontrado tempo bastante para enfrentar a complexidade dos serviços de uma Secretaria de Saúde. Quanto a recepção dos Funcionários, a quem eu chamo de Colaboradores e a quem devoto respeito e carinho, estavam com medo de mim... foram informados de que tenho mãos de ferro... acho que por esta razão me acolheram com uma certa distância. Com o passar do tempo, entenderam minha proposta de trabalho e descobriram que as mãos de ferro também sabem afagar e assim, se tornaram, sem dúvidas, os HERÓIS DA SAÚDE de Anguera e por três (03) anos, seguidos um dos 100(cem) melhores do Brasil.

 
ANGUERA ONLINE: Quais as dificuldades que encontrou em Anguera?

Drª MIRIAN CALDAS: Muitas foram as dificuldades. Todas enfrentadas com seriedade e respeito. Destaco:

a) A situação “precária” dos Agentes Comunitários de Saúde. Com a sensibilidade do Prefeito, revertemos esta situação e foram efetivados, como manda a Lei;

b) A ausência de um Hospital no Município. Com muita luta, enfrentando todos os problemas próprios da situação, ainda tive que lutar contra a descrença de muitos, que com suas vozes sorrateiras conspiravam para que o Hospital não acontecesse. Habilitamos e inauguramos o Hospital Joselito Vieira Neves atendendo assim ao desejo do povo e um sonho além de uma determinação do Prefeito Mauro Vieira de ver os “filhos de Anguera nascerem em Anguera”. Hoje Anguera tem Hospital.

c) Sem dúvidas, a maior dificuldade que enfrentei foi provar aos Moradores de Anguera que Saúde é Direito e não caridade. Provar que os atendimentos da Saúde não são moeda de troca. A Saúde é para todos, indistintamente. Hoje, as pessoas já entendem, graças a Deus, que não precisam se humilhar para receber qualquer serviço de Saúde. O princípio da Igualdade é respeitado.

d) A falta de uma Atenção Primária de Saúde (Atenção Básica) e de um Sistema de Informações em funcionamento total. 

Hoje, todos estes problemas resolvidos!

 
ANGUERA ONLINE: Como tem sido a relação entre a Secretaria e o Conselho Municipal de Saúde?

Drª MIRIAN CALDAS: Relação cordial e respeitosa. Todas as questões são levadas ao Conselho que delibera. As reuniões ocorrem mensalmente e as decisões do CMS são acatadas. O Controle Social é muito importante. Não faço gestão pela metade. Não escondo problemas debaixo das camas ou dentro das gavetas. Problemas eu os enfrento e os resolvo! Tenho a consciência de que Conselho é parceiro não e não inimigo. O Conselho é bom, é atuante e muito competente!


ANGUERA ONLINE: Como funciona a distribuição de medicamentos?

Drª MIRIAN CALDAS: O Município contratou um Farmacêutico, mas a “Mãe da Farmácia” é D. Neide. Ela dispensa (entrega) não apenas a medicação. Ela entrega a medicação e o carinho. A distribuição, também é para todos que necessitam e que apresentam Receita Médica. Os PSFs recebem um quantitativo de Medicação de acordo o solicitado pelas Enfermeiras, que são entregues aos seus usuários evitando que eles se desloquem da Zona Rural até a Sede para receber os medicamentos. Desde que assumi a Secretaria da Saúde, medicação, respeito e carinho... também é para todos!


ANGUERA ONLINE: Recentemente em entrevista em uma emissora de rádio o Prefeito reeleito Mauro Vieira afirmou que time que se ganha não muda. Diante disso podemos afirmar que Dr.ª Miriam Caldas continuará na secretaria de saúde?

Drª MIRIAN CALDAS: Eu não entendo de Futebol, mas às vezes, no banco de reservas pode ter um jogador melhor do que aquele que se encontra atuando. É um prazer trabalhar em Anguera. Tinha um compromisso com o Prefeito de 90 (noventa) dias, já se passaram 03(três) anos. Estou comprometida em concluir todas as atividades da Secretaria da Saúde com indicadores positivos e fechar o ano sem pendências para a nova Gestão do Prefeito Mauro Vieira.


ANGUERA ONLINE: Quais as metas que não foram alcançadas e que pretende alcançar para Anguera, caso permaneça na secretaria?

Drª MIRIAN CALDAS: Frente ao que encontrei no Município, avançamos muito. Mas em Saúde tudo ainda é pouco. O Programa de Medicação em Casa vai trazer mais conforto para os Munícipes; Ativar os Postos de Saúde da Zona Rural (Arirí, Massapê, Roçado) com equipe mínima formada por Odontólogo, Enfermeira e Médico faz parte do Projeto assim como o retorno dos Mutirões de Saúde. Também, aqueles que o Conselho Municipal de Saúde e a Equipe de Saúde entenderem prioritários, sem esquecer os sonhos do Prefeito Mauro Vieira. O que ele quer para seu Povo? O seu desejo será o próximo desafio a ser encarado e vencido pela Secretária.


ANGUERA ONLINE: Mas uma vez Anguera é destaque no cenário nacional. Agora com a secretaria de Saúde escolhida entre as 100 melhores do Brasil. A que se deve essa escolha?

Drª MIRIAN CALDAS: A escolha se deve ao trabalho. Não ao trabalho vaidoso e solitário... Deve-se ao trabalho sério, comprometido, humilde, humano, partilhado! Ao trabalho em equipe! Eis a fórmula do sucesso!


ANGUERA ONLINE: A entrega do “Troféu Saúde Brasil” será na capital de Santa Catarina, nos dias 18 a 21 de novembro de 2012 durante o Encontro Nacional de Secretarias de Saúde. Podemos espera mais novidades e benefícios para Anguera?

Drª MIRIAN CALDAS: Sou Cidadã Anguerense e muito agradeço ao Vereador José Luiz Couto que me outorgou tamanha homenagem. Para Anguera vou fazer tudo que for possível e o que não for possível, vou tentar e até o impossível. Quanto ao Prêmio, irei recebê-lo e dividi-lo com todos os meus Colaboradores, com o Prefeito e com todo povo de Anguera que me oportunizou aprender a construir um SUS (Sistema Único de Saúde) mais humano.


ANGUERA ONLINE: Em Junho de 2011 a secretária Drª. Miriam Caldas recebeu o premio “Qualidade e Excelência” em saúde pública e ficou entre os 100 melhores secretários do Brasil. Isso é uma certeza que continuará na secretaria. Podemos esperar mais prêmios para o município?

Drª MIRIAN CALDAS: Anguera é uma terra abençoada de gente boa e inteligente. A prova desta inteligência é a reeleição do Prefeito Mauro Vieira. Quem tem Mauro Vieira Prefeito, já ganhou o maior de todos os Prêmios! Quanto a saúde, o importante é continuar o trabalho e ter a certeza de que as pessoas estão recebendo uma Saúde de melhor qualidade. Os Prêmios virão por acréscimo.


ANGUERA ONLINE: A premiação que irá receber agora em novembro levou em conta o bom uso da verba publica na saúde. Em 2011 os gastos com a saúde foram de R$ 1.906.572,49 (Tribunal de Contas dos Municípios). Como são distribuídas essas despesas? Essa verba é o suficiente?

Drª MIRIAN CALDAS: Os recursos destinados à Saúde são poucos. Fazer saúde é caro. Pagar Médicos Plantonistas, Especialistas e de PSF é muito caro. Medicação, transporte e manutenção de Hospital é, igualmente caro. Atenção Básica também requer muitos investimentos. Importante salientar que Saúde não dá lucro financeiro. O lucro da Saúde é a melhoria da qualidade de vida da população. As transferências da Prefeitura (contrapartida) são muito importantes para a manutenção da Saúde. Muitas ações são custeadas com recursos próprios. Os repasses oficiais precisam melhorar. Eles são insuficientes para a materialização das propostas estabelecidas e para atender às necessidades da população. O Governo Federal precisa ter mais sensibilidade e olhar com mais carinho, para os Municípios do porte de Anguera.

ANGUERA ONLINE: Em Poucas Palavras Responda.


Dr. Miriam Caldas
Apenas uma mulher feliz e inquieta;

O Esposo Rui GilenoMeu ponto de equilíbrio;


Anguera A cidade que faz acontecer...


Uma cidade - Feira de Santana. Cidade que meu pai escolheu para criar os filhos e o fez para o bem;

Colegas de trabalho (funcionários) São todos MARAVILHOSOS. Eternamente, serei GRATA a todos;

Vice- prefeito PamponetExemplo de Vice. Sério e reservado;


Prefeito Mauro VieiraUm político com um futuro brilhante;

Um político - Getúlio Vargas;


Um comunicador de RadioPode dois? (Anguera Online – Sim)
 Dilton Coutinho e Jorge Bianchi;

Um SonhoVer o SUS dar certo;


Momento inesquecívelA partida de meu Pai, Sr. Zeca da Caçamba;

Um Momento em Anguera – O Dia do Homem (dois mil homens na praça... é de ARREPIAR);

 

ANGUERA ONLINE: Fique a vontade para fazer as considerações finais.

Drª MIRIAN CALDAS: Agradeço ao Ilustre Repórter (Rogério Brito) pela deferência em me entrevistar. A minha vida é repleta de sonhos realizados e Anguera ajudou, em muito na realização deles. Aprendi a fazer Saúde fazendo e cada dia tenho a certeza de que preciso aprender mais. 

Agradeço a todos os colaboradores que me ensinaram o caminho. Permita-me citar alguns nomes para fazer justiça; Lhays, Graciela, Júnior, Salete, D. Neide, Marivone (meu anjo da guarda), Ana, Jamile, Neide, D. Gau, Karine Cardoso, Manoela e todas as demais Enfermeiras. 

Meus queridos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. Todos das Equipes dos PSFs, Hospital e Casa Ambulatorial. A vocês, meu muito obrigada! 

Ao Prefeito Mauro Vieira, obrigada pela confiança... acredite que muito me esforcei para honrá-la. À Senhora Patrícia Galdino pelo apoio, ao Secretário Márcio Vasconcelos pela Parceria. 

Também agradeço a todos aqueles que tentaram prejudicar meu trabalho pois, me fizeram exercitar a humildade e a tolerância, se constituindo ingredientes, importantes, para o sucesso de uma prática humanizada. Como disse Madre Thereza de Calcutá “não devemos permitir que ninguém sáia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”. Muito Obrigada!

                                                                            

 REPORTAGEM: ROGÉRIO BRITO


5 comentários:

  1. Sem saúde não somos nada. Não temos como nega o avanço da saúde em Anguera com a Drª Mirian, como ela mesmo falou, sem equipe não se tem sucesso. Parabéns ao Anguera Online e em especial a Rogério Brito que foi feliz nas questões levantadas.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS SECRETARIA DRA. MIRIAN CALDAS
    UM BELISMO TRABALHO
    A SAUDE DO MUNICIPIO DE ANGUERA HOJE É 10 OU 1000
    DIGO O PREFEITO MAURO FOI DEUS QUE EMVIOU PARA A CIDADE DE ANGUERA MAIS ESTÃO TODOS DE PARABÉNS.
    ANTONIO BASTOS------

    TOINHO CANCELA PRETA.

    ResponderExcluir
  3. Graciela Carvalho Santa Barbara9 de novembro de 2012 às 13:12

    Muito bom fazer parte disso tudo, obrigada Dra. por tudo, a Senhora é um exemplo a ser seguido. sem palavras.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de parabenizar o repórter Rogério Brito do Anguera Online pela excelente entrevista com a Dra. Miriam Caldas. Quero dar meu testemunho da capacidade e competência desta profissional comprometida com a saúde publica de Anguera, Santanópolis ou em qualquer lugar onde Ela estiver a frente. O momento de êxtase que hora vive a população de Anguera, já tivemos esta oportunidade aqui em Santanópolis, no qual podemos ratificar tudo isto dito pela Sec. Miriam Caldas, pena que o Congresso Nacional ainda não aprovou a emenda 29, que com certeza iria melhorar muito os recursos que tanto os municípios necessita para melhorar a saúde de nosso País. Parabéns Anguera, parabéns Dra. Miriam, sucesso. Paulo Ribeiro Ex. Prefeito de Santanópolis.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Dra. Mirian Caldas

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.