O PAPEL DA IMPRENSA ANGUERENSE PARA O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À INFORMAÇÃO.



Blogs Anguerenses

Esquecido por muito e muito tempo pela falta de representantes que lhe projetasse através de um espaço no mundo da publicidade, o município de Anguera permaneceu apagado durante décadas entre os meios de comunicação. Quando se noticiava algo sobre o município e sobre o seu povo, era através das ondas da Rádio AM que, muitas vezes, não ultrapassavam barreiras tão distantes quanto às da Internet. Hoje, os habitantes, admiradores e visitantes da Terra das Almas podem acessar os blogs anguerenses em qualquer parte do mundo e buscar notícias sobre o cotidiano da querida Anguera. Além disso, podem interagir com os famigerados blogs, os quais, de forma eficiente, alimentam incessantemente suas páginas com informações corriqueiras da cidade e da região. A receptividade das informações, muitas vezes, não agrada àqueles que, desacostumados com a evolução do tempo, veem a imprensa anguerense como uma chama descompassada, como um verdadeiro pinga-fogo, e não aceitam ver e ler publicações dos fatos que emergem a todo instante sobre as suas pessoas, principalmente aqueles que escolheram seguir a carreira pública. Contudo, temos que agradecer aos precursores da imprensa anguerense pelo talento nas divulgações de informações, porque sem os referidos veículos de comunicação jamais ficariam sabendo sobre o cotidiano da Terra das Almas, bem como dos embates e entraves perpetrados nos bastidores do mundo da política, estes trazidos à tona pelas ondas do rádio e agora, quase que em tempo real, pelo mundo digital. Com isso, fica claro perceber que, atualmente, Anguera passa por um processo de acomodação quanto à receptividade das notícias que são lançadas a todo o instante no mundo digital. Entretanto, as evidências nos mostram que alguns, desacostumados ou não familiarizados com a era digital, não conseguem digerir o papel da imprensa anguerense, ao tempo em que outros torcem pela expansão e oferta de informações que possam atualizar o seu conhecimento e estreitar o relacionamento com os fatos do município e da região. Sendo assim, desenhado o contexto sobre o papel da imprensa no município de Anguera, resta-nos informar que os veículos de comunicação serão sempre necessários para o processo de democratização do acesso à informação, através dos meios de fácil acesso, como: a televisão, rádio, jornal, internet (blogs, sites, facebook, twitter); e outros. Portanto, que se acostumem os desacostumados.
Vanderlon Cunha






2 comentários:

  1. E inegável o valor social da democratização da informação através dos meios de comunicação. Possibilitando a todos o entendimento dos fatos.

    ResponderExcluir
  2. Inovar,buscar informações a todo instante, fazer diferente. O mundo mudou e quem não percebeu ficou de fora do mundo digital globalizado, nesse milênio não podemos esperar, errar e ficar parado, a velocidade em que tudo muda deixa para traz aqueles desacostumados. Não ha mais espaço para pessoas que não estudar, pesquisar, buscar a cada segundo o novo, fazer diferente, Crescer a mente porque mentes pequenas fala de pessoas, mentes grandes discutem eventos e projetos para o novo milênio. Aqueles desacostumados, parados, fica esperando melhoras sem inovar, vão ficar de fora reclamando dos governantes que não deram aquilo que ele deseja. Não ha mais espaço para desacostumados. MPC.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.