A EXPANSÃO DEMOGRÁFICA NO MUNICÍPIO DE ANGUERA COM O SURGIMENTO DE NOVOS LOTEAMENTOS URBANOS



Privilegiada por sua localização geográfica e cercada por cidades maiores que si mesma, Anguera tem despertado o interesse de visitantes e filhos da terra que um dia se afastaram para trabalhar e residir em outras cidades, mas que agora, no momento tão esperado, após longo tempo de labor, ou seja, no desfrute da aposentadoria, retornam para a terra natal atraídos pelas benesses oferecidas pela cidade da simplicidade e beleza.

Os ilustres visitantes e filhos da terra, identificando-se com a prosperidade do município, resolvem investir na compra de imóveis, apostando na valorização imobiliária, dando preferência aos lotes de terras oferecidos nos inúmeros loteamentos urbanos que surgem no município. Acontece que a explosão demográfica tende a ser um problema para o futuro do município se não forem impostas regras para uso e ocupação do solo, favelizando áreas nobres e hipertrofiando o crescimento da região.

Em razão disso, não se pode permitir a criação de loteamentos sem aquiescência do poder público, ignorando regras e prejudicando o desempenho dos serviços públicos essenciais oferecidos à população. Embalado por tal raciocínio, necessária seria a imposição, por parte do poder público, de regramento exigindo que o solo a ser habitado tenha metragem padronizada, arruamento, posteamento e áreas reservadas para uso comum e para construção de locais públicos: praças, creches, escolas, postos de saúde e outros que viabilizem o atendimento às necessidades dos cidadãos; tudo em consonância com o Código de Urbanismo e Obras do Município ou Plano Diretor, e na falta destes, com a Lei nº 10.257/01 denominada Estatuto da Cidade. Pois, com ruas largas poderemos permitir a entrada de ambulâncias, viaturas da polícia, veículos para coleta de lixo, entre outros. Já com o posteamento e as áreas de uso comum, poderá a administração pública oferecer serviços de iluminação pública de qualidade e outros serviços voltados para o lazer, saúde e bem-estar do cidadão.

A cidade deve ser pensada e planejada para o futuro, com o objetivo de ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana, de forma a evitar: a utilização inadequada dos imóveis urbanos; o parcelamento do solo, a edificação ou o uso excessivos ou inadequados em relação à infra-estrutura urbana; a deterioração das áreas urbanizadas;  a poluição e a degradação ambiental; a exposição da população a riscos de desastres; entre outros fatores defendidos pelo Estatuto da Cidade.

Da mesma maneira, espera-se que o cidadão anguerense faça a sua parte, e ao edificar uma casa, seja ela residencial ou comercial, procure a orientação do poder público local a fim de adequar e regularizar o imóvel conforme a legislação municipal. Com isso, aproveitemos as lições em comento para garantir que a nossa querida Anguera seja uma cidade sustentável, assegurando o direito das gerações atuais e futuras.

9 comentários:

  1. Vaderlom tá de Parabéns ... Adoro suas publicações.
    att: Karlene Silva

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Vanderlon pelo tema, Anguera hoje é como se fosse um bairro privilegiado de Feira de Santana, excelente pista de acesso,água do Paraguaçu,sistema de telefonia fixo e celular, uma cidade em crescimento e desenvolvimento,e o principal para mim que é a tranquilidade para viver. Agora é preciso o respeito ás leis e o código de urbanismo e obras, para que os futuros loteamentos se enquadrem a essas leis.

    ResponderExcluir
  3. Não! isso não! devemos pensar em uma Anguera independente de Feira de Santana, sem essa de igualar a um bairro, voltar a ser distrito de Feira nunca mais, a cidade precisa de pessoas de mentes grandes que tenha pensamentos e projetos maior que a cidade, enxergar avenidas e ruas e não becos e caminhos enveredando para futuras favelas. Mentes pequenas atrapalha a quem quer projetar uma grande cidade para o novo milênio, buscar novos investimentos como escolas tecnicas qualificando a mão de obra da cidade, possibilitando instalações de fábricas, industrias e crescimento do comercio local, melhorando a qualidade de vida dos habitantes. 16 anos de péssimas Administrações em um mundo globalizado onde tudo muda na velocidade da tecnologia, infelismente estamos muito atrasados não ha tempo de espera temos que mudar urgente do que era péssimo para ótimo. MPC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o pensamento do vereador Carlinhos, quando ele se refere à um bairro privilegiado de Feira,pois Anguera fica próximo á Feira,tem uma boa pista de acesso, muitas pessoas trabalham,estudam, fazem compras , estão em Feira de Santana todos os dias e moram em Anguera. Na verdade é como se fosse um bairro, más sabemos que Anguera tem a sua independência política , tem um grande administrador, e essa comparação não irá diminuir a minha querida ANGUERA em nada.

      Excluir
    2. Não acho que querer comparar Anguera á um bairro privilegiado de Feira de Santana é voltar a ser distrito.

      Excluir
    3. Calma MPC, vamos devagar que o andor é de barro, nós sabemos das limitações e dificuldades do nosso Município. Grandes avenidas,fábricas,indústrias, escolas técnicas. você deve estar sonhando ou delirando em querer transformar Anguera de uma hora pra outra em uma grande metrópole. acorda rapaz.

      Excluir
  4. pq o tema? tem alguem querendo vender lotes pensando em se dar bem? no passado o ex prefeito armando brandão vendeu lotes com ruas com cinco metros postes de energia no meio pois o mesmo q chegou a energia foi incapaz de abrir a cerca. sera q e ele de novo? como ele e a traira da mulher so pensa em comer,ganhar.

    ResponderExcluir
  5. O LOTEAMENTO SANTA CECILIA EM ANGUERA SERIA UMA DESSAS BOAS OPÇÕES DE EVESTIMENTO EM ANGUERA COMENTE POR FAVOR ANGUERA OLINE.MORO EM SALVADOR E ESTOU PENSANDO EM IVESTIR EM UM LOTE EM ANGUERA.

    ResponderExcluir
  6. SOU MORADOR DE SALVADOR E GOSTEI DA CIDADE QUANDO PASSEI AS FESTAS DE SÃO JOÃO E TENHO ALGUNS AMIGOS MORADORES. PRETENDO COMPRAR UM LOTE PARA CONSTRUIR UMA MORADIA FIXA, POIS HÁ TRES ANOS ESTAREI APOSENTADO. EXISTE ALGUMA IMOBILIÁRIA EM ANGUERA, PARA NOS ORIENTAR?
    Att.
    Osvaldo Correia da Silva Neto
    E-mail: osvaldocsn@ibest.com.br
    Fone: (71) 8804-6540

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.