A IMPORTÂNCIA DO BOLETIM DE OCORRÊNCIA POLICIAL PRODUZIDO PELA POLÍCIA JUDICIÁRIA



O boletim de ocorrência é, sem dúvida, o documento mais importante produzido pela Polícia Civil. Devido a sua importância, teceremos alguns comentários sobre essa peça informativa sem, contudo, querer esgotar a matéria, vez que, se assim quiséssemos, ocuparíamos aqui inúmeras páginas abordando o assunto. Ademais, nosso objetivo aqui será apenas o de informar ao cidadão anguerense sobre alguns benefícios do B.O. (boletim de ocorrência policial).

Pois bem, o referido documento é utilizado pelos órgãos da Polícia Civil com a finalidade de formalizar a notícia crime, ou seja, de transcrever os fatos levados ao conhecimento da autoridade policial. Já para o queixoso (aquele que noticia o crime), o B.O. é um documento hábil para provar a sua comunicação e/ou solicitação de providências à autoridade policial.  Sendo assim, após a comunicação dos fatos, esses serão analisados pela autoridade policial que adotará as providências legais, dando início ou não à investigação criminal. As informações contidas no B.O. levarão a polícia a desencadear uma serie de ações visando à prevenção e repressão do crime, como também a adoção de medidas voltadas para a segurança pública do município.

Com isso, podemos dizer que a informação é a matéria prima da atividade policial para a condução das investigações, e que o início das investigações parte dos fatos informados e narrados no B.O., pois, esta peça informativa presta-se fielmente à descrição dos fatos, registrando datas, horários, locais, relacionando objetos, discriminando as pessoas envolvidas, identificando as partes, etc. Ademais, vale ressaltar que é através da notícia levada até a Delegacia que motivamos a autoridade policial para que adote providencias sobre o fato noticiado. Por isso, quando deixamos de noticiar o fato delituoso, mesmo que irrelevante, estamos prestando um desserviço a nós mesmos e à sociedade. Acontece que, ao agirmos assim, passamos despercebidos pelas instâncias mais altas do governo, vez que as informações contidas no B.O. são levadas até esses, que, por sua vez, elaborarão as estatísticas policiais com a finalidade de identificar os pontos críticos de violência, seja ela contra a pessoa ou contra o patrimônio. E desse mapeamento estatístico, a Secretaria de Segurança Pública desenvolverá ações para prevenir e minimizar os efeitos da criminalidade, além de encaminhar recursos e investimentos para cada unidade policial utilizando como parâmetro os índices colhidos através dos registros, ou seja, dos B.O.´s de cada região. Dessa forma, se não existem registros (notícia crime), é como se tudo estivesse funcionado dentro da sua normalidade, podendo ocorrer à cessação dos investimentos para aquela região ou município.

Portanto, caro leitor e cidadão anguerense, acredite mais no poder estatal, noticiando o crime toda vez que se sentir prejudicado ou quando tenham ferido o seu direito. Procure a Delegacia de Polícia da sua circunscrição, ou seja, do seu município, comunique o fato e exija a confecção do boletim de ocorrência policial. Com esse comportamento você estará ajudando a Secretaria de Segurança Pública a mapear os índices de violência em nosso Estado e, principalmente, na nossa querida Anguera.

Um comentário:

  1. meu caro, como registrar ocorrência se a nossa Delegacia só anda fechada?? teremos que ir para Feira de Santana ou Ipirá ?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.