EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NAS ESCOLAS



Há muito tempo atrás, muitas escolas tinham uma grade de horário e de disciplinas, em certa medida, bem diferentes das de hoje; o engraçado é que as aulas sempre começavam após o carnaval e o calendário nunca foi tão acochado como hoje se mostra.

Havia música e teatro, também, nas escolas públicas, e não havia aprovação automática.
Existia, também, uma disciplina que simplesmente foi arrancada da grade escolar por ter sido idealizada em período conturbado da sociedade nacional: "Educação Moral e Cívica".

Entende-se, contudo, que isso foi um equívoco das autoridades competentes, pois a referida matéria tratava do:Espírito democrático, da dignidade da pessoa humana, da liberdade, do respeito  aos símbolos nacionais,  da preservação e do fortalecimento dos valores espirituais e éticos da nacionalidade, do sentimento de solidariedade humana; do aprimoramento do caráter social,  da compreensão dos direitos/deveres e do conhecimento da organização sócio-político-ecônomica do País, do patriotismo, da ação construtiva, da obediência à Lei e a família, da fidelidade ao trabalho, etc.

A intenção, entre outras, era empossar os jovens de conteúdos que poderiam auxiliar durante sua vida, e que muitas vezes requer verdadeiro espírito cívico para superação.

A matéria, assim, abordava temas como educação, direito, cidadania, consciência cidadã, caráter, virtudes e valores sociais, direitos e deveres, dentre muitos outros. Temas que, muitas vezes, sentimos que a sociedade ainda permanece carente.

Em face disso, entende-se que é muito coerente o retorno de tal disciplina, uma vez que a sociedade precisa de maior aporte, sobretudo os mais jovens. Faço saber, ainda, que a referida matéria era da grade escolar logo nos primeiros anos, servindo de verdadeira base de aprendizado para formação de cidadãos.

Caso você concorde, assine a PETIÇÃO PÚBLICA acessando o link abaixo:

http://www.avaaz.org/po/petition/Educacao_Moral_e_Civica_nas_escolas/?cYXwNdb


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.