A IMPORTÂNCIA EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE EM ANGUERA

Vista da Lagoa de Armando e o Morro de Armando, um dos cartões postais de Anguera.

Texto Escrito pela Professora Carol Veloso,  Licenciada em Ciências Biológicas

Hoje dia 05 de Junho é o dia Nacional do Meio Ambiente. Por conta dessa data especial, o BLOG ANGUERA ONLINE acredita que ações educativas, que disseminem conceitos relacionados ao ambiente e a sustentabilidade ambiental são fortes ferramentas de promoção da conscientização e da mudança de hábitos dos munícipes.

Convidamos você leitor e seguidor do BLOG ANGUERA ONLINE, a conhecer um pouco mais o ambiente natural da nossa amada Anguera.

A nossa cidade é abençoada por Deus e tem o privilegio de possuir várias paisagens lindas e deslumbrantes, que precisam ser valorizadas pelos moradores.






Nesse espaço, compartilharemos nossa visão sobre um tema tão importante que é o Meio Ambiente e a preservação dos nossos recursos naturais.



O meio ambiente é um conjunto de fatores vivos (os seres vivos) e não vivos (água, luz, temperatura, ar, rochas...). Também é um conjunto de fatores sociais e culturais que envolvem um individuo e com os quais interage.

O planeta terra é a nossa casa. Por isso devemos cuidar com todo zelo do nosso lar. Dependemos da natureza, pois dela muitas pessoas tiram o seu sustento. A conservação da natureza é vital para o homem. A comunidade anguerense deve ser alertada sobre a importância de lutar pela qualidade de vida e pelo equilíbrio ambiental, começando em nossa casa.

Lenta ou rapidamente, a humanidade sempre evolui. Em nossa cidade não é diferente, muita coisas mudaram, por exemplo: o crescimento da frota de veículos, as construções de casas em áreas verdes, a falta de água, o aumento do calor, entre outras mudanças.
Conversando com alguns moradores, notei que os comentários foram unânimes em relação ao meio ambiente em Anguera. Todos disseram que o nosso meio ambiente foi modificado com o passar dos anos, e que a cidade possuía mais arvores, a cidade era mais fresca e em diversos locais existiam mais sobras naturais.

Desde o início do século XX, a busca por avanços tecnológicos para melhorar a vida das pessoas foi especialmente intensa. Infelizmente, essa corrida não aconteceu sem erros, e o desenvolvimento acabou criando problemas que comprometem a mesma vida que eles pretendiam melhorar.

Ao mesmo tempo que facilitam a vida de todos e aproximam as pessoas, esses avanços podem trazer sérias conseqüências se os seus impactos ao meio ambiente não forem corretamente avaliados.

As emissões de gases de efeito estufa provocam o aquecimento da terra, alterações nos regimes das chuvas e o aumento de doenças respiratórias.

O despejo inadequado do lixo polui o solo e os rios, contaminando suas nascentes e diminuindo a oferta de água. Estes são alguns exemplos de como a ação do homem pode comprometer a saúde do planeta e das pessoas.

Atualmente existem leis e acordos que estabelecem limites cada vez menores para as emissões de poluentes e determinam a destinação correta do lixo. É a reação de um mundo que aos poucos, percebe que antes do conforto é necessário a sustentabilidade.

Sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável é poder crescer com a garantia de continuar crescendo. É desenvolver-se no ritmo certo, com controle e garantindo que os recursos naturais não se esgotem.

A conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida da nossa cidade não podem mais esperar.


3 comentários:

  1. Excelente pesquisa!
    anguera é bonita!

    ResponderExcluir
  2. Além de demonstrar o pouco da beleza que existe em Anguera, a pesquisa esta excelente. "Anguera, simplicidade e beleza..."

    ResponderExcluir
  3. Lugares lindos e deslumbrantes mesmo, mas devem ser preservados!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.