A IMPORTÂNCIA EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE EM ANGUERA

Vista da Lagoa de Armando e o Morro de Armando, um dos cartões postais de Anguera.

Texto Escrito pela Professora Carol Veloso,  Licenciada em Ciências Biológicas

Hoje dia 05 de Junho é o dia Nacional do Meio Ambiente. Por conta dessa data especial, o BLOG ANGUERA ONLINE acredita que ações educativas, que disseminem conceitos relacionados ao ambiente e a sustentabilidade ambiental são fortes ferramentas de promoção da conscientização e da mudança de hábitos dos munícipes.

Convidamos você leitor e seguidor do BLOG ANGUERA ONLINE, a conhecer um pouco mais o ambiente natural da nossa amada Anguera.

A nossa cidade é abençoada por Deus e tem o privilegio de possuir várias paisagens lindas e deslumbrantes, que precisam ser valorizadas pelos moradores.






Nesse espaço, compartilharemos nossa visão sobre um tema tão importante que é o Meio Ambiente e a preservação dos nossos recursos naturais.



O meio ambiente é um conjunto de fatores vivos (os seres vivos) e não vivos (água, luz, temperatura, ar, rochas...). Também é um conjunto de fatores sociais e culturais que envolvem um individuo e com os quais interage.

O planeta terra é a nossa casa. Por isso devemos cuidar com todo zelo do nosso lar. Dependemos da natureza, pois dela muitas pessoas tiram o seu sustento. A conservação da natureza é vital para o homem. A comunidade anguerense deve ser alertada sobre a importância de lutar pela qualidade de vida e pelo equilíbrio ambiental, começando em nossa casa.

Lenta ou rapidamente, a humanidade sempre evolui. Em nossa cidade não é diferente, muita coisas mudaram, por exemplo: o crescimento da frota de veículos, as construções de casas em áreas verdes, a falta de água, o aumento do calor, entre outras mudanças.
Conversando com alguns moradores, notei que os comentários foram unânimes em relação ao meio ambiente em Anguera. Todos disseram que o nosso meio ambiente foi modificado com o passar dos anos, e que a cidade possuía mais arvores, a cidade era mais fresca e em diversos locais existiam mais sobras naturais.

Desde o início do século XX, a busca por avanços tecnológicos para melhorar a vida das pessoas foi especialmente intensa. Infelizmente, essa corrida não aconteceu sem erros, e o desenvolvimento acabou criando problemas que comprometem a mesma vida que eles pretendiam melhorar.

Ao mesmo tempo que facilitam a vida de todos e aproximam as pessoas, esses avanços podem trazer sérias conseqüências se os seus impactos ao meio ambiente não forem corretamente avaliados.

As emissões de gases de efeito estufa provocam o aquecimento da terra, alterações nos regimes das chuvas e o aumento de doenças respiratórias.

O despejo inadequado do lixo polui o solo e os rios, contaminando suas nascentes e diminuindo a oferta de água. Estes são alguns exemplos de como a ação do homem pode comprometer a saúde do planeta e das pessoas.

Atualmente existem leis e acordos que estabelecem limites cada vez menores para as emissões de poluentes e determinam a destinação correta do lixo. É a reação de um mundo que aos poucos, percebe que antes do conforto é necessário a sustentabilidade.

Sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável é poder crescer com a garantia de continuar crescendo. É desenvolver-se no ritmo certo, com controle e garantindo que os recursos naturais não se esgotem.

A conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida da nossa cidade não podem mais esperar.


4 comentários:

  1. Excelente pesquisa!
    anguera é bonita!

    ResponderExcluir
  2. Além de demonstrar o pouco da beleza que existe em Anguera, a pesquisa esta excelente. "Anguera, simplicidade e beleza..."

    ResponderExcluir
  3. Lugares lindos e deslumbrantes mesmo, mas devem ser preservados!

    ResponderExcluir
  4. ...Que lindo! Glórias ao DEUS que fez tudo isso. Anguera...essas paisagens eu desconhecia. Serrapretense, de Feira de Santana.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.