ENTENDA UM POUCO DO FUNCIONAMENTO DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA MANOEL GALDINO FILHO


A Estratégia de Saúde da Família é um programa do Governo Federal que visa a atenção à família permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.

A Unidade de Saúde da Família é composta, no mínimo, por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um auxiliar de consultório dentário.

Servidores da Unidade de Saúde da Família

A nossa UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA MANOEL GALDINO FILHO é composta por 01 médico (Dr Leandro Machado), 01 enfermeira (Thaiany Bispo), 01 técnica de enfermagem (Josenilda Ferreira), 02 dentistas (Ana Paula e Hermerson) sendo Ana Paula dentista do PSE (programa em parceria com a secretaria de educação), 01 auxiliar de consultório dentário (Sandra Bastos), 10 agentes comunitários de saúde ( Adinéia Santos BritoMary Souza, Angélica, Celiana, Silene, Dionisio Leite, Eliana, Lenise, Carlos Geilson e Gideã) e também pelos demais colaboradores: Ana, Naiara e Sr Rildo.

Contamos também com o NASF, que é composto por 01 assistente social, 02 psicologas e 01 terapeuta ocupacional. A Unidade é responsável pelo acompanhamento de um número definido de famílias, que são localizadas em uma área geográfica delimitada que é a sede do município e algumas áreas da zona rural. Os agentes de saúde fazem visitas mensalmente. Nossa Unidade atua com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

Agentes Comunitários de Saúde

Em relação a marcação de consultas médicas, esta é feita por agendamento. Tratamos o paciente para a prevenção de doenças e agravos e a promoção da saúde, ou seja, consultas médicas periódicas para realização de exames de rotina e posterior consulta para analise dos resultados, que se preciso poderá ser encaminhado para outro nível de atenção à saúde. As consultas de enfermagem também são realizadas por agendamento. Pré-natal, ACD (puericultura), preventivo, hiperdia e planejamento familiar são oferecidos para a população.

Além das consultas na unidade, há também as visitas domiciliares aos pacientes acamados. Temos sala de vacina, realizamos teste do pezinho e tratamentos de doenças, farmácia dentro da Unidade, onde o paciente já sai com sua medicação em mãos.

Temos o Programa Medicamento em Casa, que facilita para o paciente, pois recebe a cada 3 meses seus medicamentos de pressão e/ou diabetes, e também a cada 6 meses o anticoncepcional oral. Contamos com as USF's da Zona Rural (Areia e Guaribas) que atende cada um sua demanda, além do Hospital Joselito Vieira Neves, que atende as URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS.

Thaiany Bispo, Enfermeira Responsável 

Como Enfermeira e responsável pela UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA MANOEL GALDINO FILHO falo em nome de toda a equipe, a saúde de Anguera vem avençando bastante e sabemos que ainda temos que melhorar, e estamos sempre dispostos e empenhados para isto.

Agradecemos pelo empenho da Secretária de Saúde Dra Miriam Caldas, e o apoio do PREFEITO Mauro Vieira, que está sempre preocupado com a saúde de qualidade para os seus munícipes, e também dando condições para a realização de um bom trabalho.

Texto: Thaiany Bispo (Enfermeira Responsável pela Unidade de Saúde da Família


2 comentários:

  1. Administração com competência não resume em construções de novos prédios, lindos, bonitos que embelezam a cidade, podemos observar nas equipes competentes formadas por pessoas comprometidas com a população carente de saúde, dando vida aos prédios recém construidos nesta gestão, vários serviços sendo prestados a toda comunidade, parabéns ao Gestor e suas equipes. MPC.

    ResponderExcluir
  2. Que saudade dos velhos tempos! Onde não tínhamos nada,nada de nada, só conversa fiada. Do jeito que a saúde do nosso País está no momento nossa querida Anguera tem o melhor atendimento médico do Brasil. Afinal temos a eficiência de Dra. Miriam Caldas e por isso ela está entre as 50 melhores do Brasil. Será que é por acaso? Parabéns Profissionais da saúde, vocês são formidáveis.Obrigado Mauro Vieira você é um iluminado!.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.