PESQUISA PARA PRESIDENTE - DATAFOLHA E IBOPE


DATAFOLHA
A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, está em primeiro lugar, com 44% dos votos válidos, em pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (4). Aécio Neves (PSDB) aparece com 26%, dois pontos porcentuais à frente de Marina Silva (PSB), que tem 24%. Aécio e Marina estão tecnicamente empatados, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Os candidatos Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOl) aparecem com 1% cada. José Maria de Almeida (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB), juntos, somam 1%. 

Votos em branco e nulos somaram 4% e não sabem em quem votar, 5%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada na quinta-feira (2), Dilma aparecia com 45% dos votos válidos, Marina tinha 27% e Aécio, 24%. De acordo com a pesquisa, m um eventual segundo turno, Dilma venceria tanto Aécio quanto Marina. 

Na disputa com Aécio Neves, a petista teria 53% dos votos válidos e Aécio, 47%. Contra Marina, Dilma ficaria 55% dos votos válidos e a pessebista também com 47%. O Datafolha ouviu 18.116 eleitores em 468 cidades neste sábado (4) e sexta-feira (3). A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% - se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de 2 pontos prevista. A pesquisa, encomendada pela Rede Globo e pela Folha de S.Paulo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01037/2014.

IBOPE
Pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo finalizada na tarde deste sábado (4) mostra pela primeira vez Aécio Neves (PSDB) numericamente à frente da candidata Marina Silva (PSB), numa vantagem dentro da margem de erro. De dois dias para cá, Aécio subiu de 19% a 24% das intenções de voto enquanto Marina caiu de 24% para 21%. Dilma Rousseff (PT) se manteve em 40%. Pastor Everaldo Pereira (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada e os outros candidatos não pontuaram. Brancos e nulos oscilaram de 8% para 7% e indecisos, de 7% para 5%. Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo intenções de voto em branco ou nulo e eleitores indecisos, Dilma oscilou de 47% para 46%, Aécio subiu de 22% para 27% e Marina passou de 28% para 24%.

No levantamento da semana passada, Dilma tinha 43% dos válidos, Marina, 33%, e Aécio, 21%. O candidato a presidente é eleito no primeiro turno se tiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial. Já no segundo turno, Dilma Rousseff (PT) venceria Aécio Neves (PSDB) ou Marina Silva (PSB) pelo mesmo placar: 45% contra 37%. De terça-feira (30) para cá, a diferença entre Dilma e Aécio foi de 10 para 13 pontos e agora está em 8 pontos porcentuais. 

A diferença entre Dilma e Marina foi de quatro para 7 pontos e agora está em 8 pontos porcentuais. Quando o adversário da petista é o tucano, brancos e nulos são 11% e indecisos, 7%. Quando a pessebista é a concorrente, brancos e nulos são 12% e indecisos, 7%. A pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo entrevistou 3.010 eleitores entre 2 e 4 de outubro em todo o País. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado de 95%. Ou seja, se fossem feitas 100 pesquisas idênticas a esta, 95 deveriam apresentar resultados dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral com o número BR-01021/2014. 
Fonte:B. Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.