III FÓRO DE DISCUSSÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANGUERA


Participantes do III Fóro Municipal de Educação 

Dia 26 de novembro de 2014, aconteceu o III Fórum de Discussão do Plano Municipal de Educação (PME). Nesse fórum foi discutida a Meta 1 do PME: “universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PME.”.
Adriana Santos
Além da discussão dessa meta, também foram abordadas uma série de inquietações de duas representantes da comunidade surda: Adriana Santos e a anguerense, Poliana de Almeida. Para viabilização da discussão acerca da situação dos estudantes surdos na rede municipal de ensino, o Conselho Municipal de Educação (CME) contou com a colaboração da intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Gilsara Melo.
Anguerense Poliana de Almeida
 Dentre as questões debatidas, destacou-se a importância do intérprete de LIBRAS nas salas de aulas que possuem educandos surdos. Segundo Adriana e Poliana, uma das principais formas de efetivar uma aprendizagem significativa na sala de aula é a presença do intérprete, uma vez que esse profissional é o canal comunicativo entre o estudante surdo, o docente, seus colegas e a comunidade escolar
Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Gilsara Melo.
Os alunos surdos são diferentes na via de comunicação, daí resulta a necessidade de um profissional que promova o diálogo entre línguas e culturas diferentes. Assim como os ouvintes, os surdos possuem capacidades plenas de aprender e conviver com os demais. Diante disso, o CME juntamente com a comunidade anguerense, buscou garantir que, até 2016, tenhamos intérpretes de LIBRAS em todas as salas de aula frequentadas por educandos surdos na rede municipal de ensino de Anguera.

Um comentário:

  1. Se ouve tanta discussão sobre plano educacional. dificilmente se ouve falar ou discutir sobre valorização do profissional.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.