PARCERIA ENTRE HCOE E SECRETARIA DE SAÚDE DE ANGUERA PARA DIAGNOSTICAR GLAUCOMA

O povo atendeu o chamamento da Secretaria e compareceu ao mutirão
Neste sábado (09/07)  acontece no município de Anguera um mutirão de consultas oftalmológicas para diagnósticos do glaucoma e outras doenças que causam cegueira. A ação aconteceu no Centro Educacional Profº Áureo de Oliveira Filho. Foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Anguera e o Hospital de Olhos - HCOE - quando na oportunidade quase  mil anguerenses foram atendidos.

As pessoas diagnosticadas com Glaucoma serão assistidas pela equipe do HCOE por três meses no município. Segundo o Prefeito Mauro Vieira, cerca de 50 pessoas, sendo 22 do HCOE e 28 funcionários da Secretaria de Saúde do município participaram do trabalho que começou bem cedo.

Logo pela manhã centenas de pessoas  formaram imensa fila a espera do início do mutirão. Aproveitando a presença de uma quantidade enorme de pessoas, a Secretaria aproveitou e realizou outras ações voltadas para a saúde de homens e mulheres anguerenses.
A grande fila mostrou o interesse da população anguerense
O glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo de acordo coma Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma doença ocular hereditária, degenerativa e progressiva causada principalmente pelo aumento da pressão do olho e que leva à lesão do nervo óptico. É comum que a enfermidade se instale depois dos 40 anos, é irreversível, mas pode ser tratado com colírios, laser e até intervenção cirúrgica
Equipe do HCOE,  com simpatia atendeu os anguerenses
Há vários tipos de glaucoma: O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular, também o glaucoma congênito (forma mais rara) acomete os recém-nascidos e o glaucoma secundário que é decorrente de enfermidades como diabetes, cataratas, etc.

Os sintomas dessa doença é assintomática no início. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. Sem tratamento, o paciente fica cego.

O diagnóstico se dá por dois sinais merecem a atenção: pressão intraocular acima da média e alterações no nervo ótico, perceptíveis no exame de fundo de olho. Usos de colírios servem para tratar o glaucoma. Existem também remédios por via oral que só são usadas em casos emergenciais. O tratamento inadequado ou falta de tratamento podem levar à cegueira.

Antes de tudo é necessário fazer consultas com regularidade ao oftalmologista, principalmente a partir dos 35 anos. O diagnóstico precoce do glaucoma é fundamental para o controle da doença. Muitas pessoas deixam de seguir as recomendações do médico, primeiro pela ausência de sintomas, depois, porque os medicamentos são muito caros. Esse descuido pode ter graves consequências.

2 comentários:

  1. Foi um trabalho muito importante a equipe da saúde está de parabéns, teve muita gente mais tudo organizado minha mãe tem glaucoma e já saiu com seus colírios gratuito

    ResponderExcluir
  2. Prefeito vc é toda equipe da saúde está de parabéns foi be organizado eu fiz o exame mais graças a Deus não tenho glaucoma

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.