SECA MUDA PAISAGEM EM ANGUERA


Situação que chegou a Fonte Nova na sede do município.
A seca mudou totalmente a paisagem no município de Anguera. Nas propriedades, já se registra prejuízos com a morte de animais com a falta de água e alimentos. Os pequenos criadores sem condições de manter o pequeno rebanho, são os que mais sofrem com a longa estiagem no município.


Sem chuva, animais sofrem na busca do alimento.
O Contraste do verde das árvores com a seca dos pastos
(Foto: Rogério Brito)
A última chuva significativa que ocorreu na região foi registrada há sete meses. Sem água, a pastagem fica com baixo valor nutricional, o que faz o gado perder peso até morrer. 

O ANGUERA ONLINE, percorreu uma pequena parte de município de Anguera e constatou que a seca mudou drasticamente a paisagem. A tão falada Fonte Nova – citada por moradores com o ditado que, “quem bebe água da Fonte Nova nunca esquece Anguera” – terá que mudar o ditado. A Fonte Nova está praticamente vazia. Algo nunca visto na cidade.

Barragem de Homiro,  no Poço da Volta.
(Foto: Rogério Brito)
E o que falar da Barragem de Homiro, no Poço da Volta, conhecida como presa de Homiro. A foto acima fala mais que mil palavras. Nos bons tempos de grandes chuvas, a barragem de Homiro, era a piscina de lazer. Centenas de anguerenses se deslocavam para banhar-se na barragem . Hoje a barragem não mais oferece esse lazer para os anguerenses.

 LAGOA DE ARMANDO
Lagoa de Armando
 (Foto: Rogério Brito)
Se persistir com o a falta de chuvas, a Lagoa de Armando também desaparecerá, a cada dia a Lagoa de Armando vem diminuindo o seu volume de água. Recentemente a lagoa teve a perca de milhares de peixes devido à falta de oxigênio na água da lagoa.


Com força tarefa, Prefeitura de Anguera leva água potável a zona rural
(Foto: Fabio Natalino)
O Prefeito Fernando Bispo, criou no seu primeiro mês de mandato uma força tarefa para levar água ao povo sofrido da zona Rural.  Famílias estão sendo cadastradas e  4 carros pipas estão abastecendo  a zona rural.  Há um trabalho intenso para cobrir toda a zona rural do município. Um trabalho incansável do Administrador da Zona Rural, Marcelo Spinola. 

2 comentários:

  1. Realmente em tanto tempo nunca tinha visto a fonte nova secar, nem a presa. Já que o momento de chuvas não ajuda, o que resta é a administração pública aproveitar a seca, limpar e aprofundar os reservatórios de água da região, pra quando a chuva chegar armazenar o máximo de água possível.

    ResponderExcluir
  2. Seria muito bom se nosso prefeito juntamente com seus correligionários desenvolvesse a construção de açudes em pontos estratégicos dá zona rural ajudaria a dá suporte no abastecimento de água ao povo sofrido dá zona rural... Seria um feito marcante

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.