AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE RETORNO DA FESTA DE VAQUEIROS DE ANGUERA

Essa bandeira tradicional precisa percorrer
as ruas de Anguera novamente

A câmara de vereadores de Anguera, promove hoje as 19:30 hs, na casa da cidadania, audiência pública para discutir junto a população, o retorno da festa de vaqueiro, pioneira e inspiradora  na região.
Artur de Wood, presidente da última edição em 2014

A festa de vaqueiros de Anguera era aguardado por todos os amantes do esporte, grupos de montarias se organizavam, a cidade era invadida por vaqueiros de toda a região. 

No inicio a festa era denominada de Missa de Vaqueiros, depois perdeu o nome para a festa de vaqueiros onde foram introduzidas  grandes atrações musicais. Nas primeiras edições não existia bandas, os vaqueiros com os seus grupos de montarias  portando suas bandeiras, davam um tom colorido, sem falar nos vaqueiros ancorados que era uma atração sempre aguardada por todos.

Com o passar dos tempos, a festa foi perdendo a sua característica com a participação de grandes bandas musicais.O povo passou a prestigiar mais as bandas do que a montaria. Com a exigência do povo para a contratação de bandas famosas e  os presidentes não correspondendo com essa expectativa, a festa foi a cada ano sendo enfraquecida. Os presidentes incapacitados de contratar e sempre dependendo do apoio da prefeitura,  a tradicional festa de vaqueiros de Anguera caiu no descaso e parou de acontecer.

A ultima edição aconteceu no ano de 2014,  quando na época o presidente foi Artur de Wood. Depois passou a bandeira da  festa  a Fernando Bispo que na ocasião ficou impossibilitado de realizar. Como o nome, Festa de Vaqueiros de Anguera,  era grandiosa e o público sempre cobrando grandes atrações, Fernando Bispo optou em realizar a Cavalgada da Fé que atraiu milhares de cavaleiros e amazonas.

O que se propõe  hoje no debate  da audiência pública, é a tentativa da volta da Festa de Vaqueiros de Anguera como no inicio da sua historia. Festa tradicional de vaqueiros e não festa dançante de vaqueiros.

Um comentário:

  1. Eu sou de acordo que a festa se realizada Como era antes aquilo se que era festa nao e hoje nao com esses paredoes que so serve de criticas para toda populacao vamos se fazer Uma festa verdadeira que seja para os vaqueiros sem paredoes para nao atrapalha os vaqueiros

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.