PADRE ORNELAS REVIVEU A “ÉPOCA ÁUREA” DA IGREJA CATÓLICA EM ANGUERA


Durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição, este ano, a noite pregada por Padre Raimundo Ornelas (quinta-feira, 02/12), foi a de maior público. Em sua pregação, ele rememorou os 10 anos em que viveu nesta cidade, deixando marcas que vão desde o amadurecimento da comunidade católica até o grande marco que foi a fundação da Paróquia.

Conhecedor profundo da realidade, Padre Ornelas reviveu momentos que antecederam a criação da Paróquia. A manutenção da Catequese no Sindicato, sendo dirigida por Dona Luiza (in memoriam) no período em que Anguera ficou sem Padre. Lembrou a construção do Centro Catequético e a reconstrução da Casa Paroquial, havendo grande mobilização na cidade, com a colaboração de comerciantes e das pessoas em geral. Também foi destacado o fortalecimento dos grupos e das pastorais, havendo um envolvimento das pessoas da comunidade.

Ornelas lembrou as grandes campanhas realizadas em Anguera, para distribuir alimentos em época de longas secas e reformar casas que desabavam em tempos de chuva. “Era a Igreja subindo as ruas e andando pelas comunidades”, definiu.  “Batiámos nas portas e elas se abriam para ajudar. Eram pessoas simples, eram comerciantes, era o Povo de Deus, eram amigos. Outros não ajudavam, mas a Igreja estava sempre aberta para acolher estes também”, completou.

Na pregação, Padre Ornelas mostrou o amor que tem por Anguera, contando em detalhes fatos que marcam sua vida sacerdotal. Disse que na primeira vez que veio a esta cidade, foi recebido em frente à Igreja pelo Senhor Fausto, morador da Rua da Piedade, hoje falecido. Segundo ele, Fausto lhe acolheu com as seguintes palavras: “O Senhor que é o novo Padre aqui de Anguera? Olha a mulher que cuida da Igreja fica aqui ao lado, é Dona Bethe. A Igreja está nessa situação e a Casa Paroquial é capaz de cair de noite”, referia-se a Dona Bethe, esposa do Senhor Solon, como pessoa que cuidava da Igreja.

Emocionado no altar, Padre Ornelas afirmou: “Desse pedaço de chão, eu também me sinto filho”, fitando olhos saudosos em toda a assembléia. No final da celebração, uma longa fila para os cumprimentos, com fotografias, abraços, agradecimentos e cochichos que relembravam histórias que marcou vidas e época na cidade, entre os anos de 1990 e 2000.

Os 10 anos em que padre Ornelas viveu em Anguera são considerados como a época de amadurecimento cristã, mediante o fortalecimento da Igreja com os serviços realizados e a grande participação da comunidade. Padre Ornelas criou fortes laços de amizade com todo o povo de Anguera. Quando deixou este município, diversas homenagens foram realizadas, entre elas, a dedicação de um livro que conta sua história de vida, intitulado “Padre Ornelas e as Sementes que Brotaram em Anguera”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.