ANGUERENSE É SUCESSO EM CONCURSOS PÚBLICOS

Elielmo Miranda 
Foto: Ney Silva 

 Em um mundo onde muitas pessoas só miram o sucesso financeiro e as grandes vitórias para compartilhar, reconhecer publicamente a quantidade de vezes em que precisou perder para ganhar não parece ser uma tarefa fácil.

Mas para o policial militar e professor de cursinhos preparatórios, Elielmo Miranda, mais conhecido como Minho Show, foram as suas reprovações em diversos concursos públicos que prestou que o tornaram mais resiliente e disposto a aprender, para que pudesse passar em seis certames dos quais participou.

“Eu comecei a estudar para concursos públicos a fim de buscar segurança financeira para minha vida e da minha família. Às vezes, algumas pessoas só miram em histórias de sucesso, mas o que me fez ser aprovado em seis concursos públicos foram as minhas reprovações. Me ensinaram a ser resiliente, pois a gente aprende muito com os nossos erros. Então para eu ser aprovado em seis concursos, eu fui reprovado em mais de 10. Isso traz uma experiência de prova, treina nosso emocional para o ambiente de prova, além da questão do conhecimento”, revelou o professor.

Ele recordou que antes de se tornar um servidor público, atuava como músico profissional. Mas devido à instabilidade de setor musical, preferiu se dedicar a estudar para conseguir transformar os seus sonhos em realidade.

“O concurso público para mim foi uma virada para transformar a minha vida. Eu prestei concurso para a Polícia Militar da Bahia quatro vezes, duas para policial e duas para o cargo de soldado. Fui aprovado no último concurso de soldado em 2017. Antes, eu prestei em 2014 para a Polícia de Sergipe e fui aprovado; o da Polícia de Minas para Soldado Músico, também passei, mas por conta do distanciamento familiar acabei não dando prosseguimento às etapas. Passei no concurso da Guarda Municipal de Feira de Santana e de Salvador. E o último concurso que eu passei foi para o cargo de defensor público de Ipirá, mesmo sem ter a graduação em Direito”, contou.

Minho Show destacou para aqueles que sonham em passar em um concurso, assim como ele, que é preciso passar por esse processo de aprendizado para entender se os seus objetivos estão caminhando da forma como foram projetados.

“Às vezes a gente acredita que passar em um concurso é algo que está muito distante da realidade, mas o que vai dizer são as pedras de construção do conhecimento e dos objetivos que você coloca dia após dia. A educação muda o mundo e as pessoas. É um dos princípios fundamentais para construir jovens com futuros brilhantes, extraordinários e exemplares. Eu leciono em cursinhos preparatórios para carreiras policiais, e a minha matéria em especial é Penal Militar, que está muito ligada ao meu trabalho, já que sou policial militar, e Estatuto da PM, que rege nossa conduta dentro da instituição. Essas matérias estão baseadas tanto na minha experiência pessoal quanto profissional”, salientou.

O policial militar e professor deu ainda algumas dicas de como os concurseiros podem se preparar melhor para um certame, com base em sua própria experiência.

“A primeira técnica é a força de vontade, a disciplina, o compromisso que você tem com você e seus estudos. O segundo aspecto é pegar experiência de prova e a terceira é trabalhar com a banca que vai prestar o seu concurso. Existem bancas que têm tendências para determinadas matérias e tópicos, e a gente tem que focar naqueles tópicos que mais caem na prova. Essas não são técnicas infalíveis, porém são as que mais te aproximam da aprovação.”

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.