ANGUERA: UMA PORTA ABERTA AO MUNDO!



A discussão acerca do Turismo Religioso em Anguera acende uma chama que pode oferecer uma alternativa de investimento do Município para acolher pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo, não apenas na Fazenda Malhada Nova, mas também na Sede da cidade.

Seria um aporta aberta que geraria renda ao comércio e provocaria o surgimento de diversos empregos informais. Enfim, movimentaria a “pacata” Anguera e remontaria, no seio da sua população, a necessidade de criar costumes, hábitos e estrutura para receber gente vinda de toda parte.

Até aqui, ao longo das supostas aparições de Nossa Senhora nesta “terra abençoada”, apenas a Fazenda Nova, distante cerca de 18 Km da Sede, foi arena para tanta gente de fé, peregrinos, também os curiosos, estudiosos, pesquisadores e outros tantos que imbuídos da propagação que ganhou todo o mundo, dirigem-se a esse chão de terra nordestino, tosco e seco, mas tantas vezes fértil.

Investir no Turismo Religioso, como começou a pensar o Governo do Estado, e para isso abriu um diálogo com a Prefeitura Municipal, seria uma viabilidade de crescimento e projeção para Anguera, com reflexos na economia e no meio sócio-cultural de sua gente.

É preciso ousar. É preciso investir. É preciso acreditar. Seria um presente para esta terra, pós-amadurecimento dos seus 50 anos de independência política, viver a “idade áurea” sendo um centro visto pelo mundo inteiro.

Claro, tudo isso seria possível, mediante um projeto estruturado para trazer as grandes multidões que sempre vieram à Fazenda Malhada Nova, também para a Sede de Anguera. Até parece difícil, mas vale apena acreditar e semear a idéia.

A oportunidade está à vista e o chão parece, parafraseando Pero Vaz de Caminha, ao chegar ao Brasil, “uma terra fértil onde tudo que se planta, dá”.

Não se trata aqui, de acreditar ou não nas aparições da Mãe de Jesus Cristo. Trata-se de um incentivo à difusão do nome de Anguera, da transformação desta terra, da visibilidade, da construção de potencialidades, e isso aí, sinceramente, seja pelo caminho que for, vamos defender a todo custo, desde quando se trate de caminhos não-sinuosos.


Márcio Vasconcelos
Professor, e Colunista do Blog Anguera Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.