29ª FESTA DE VAQUEIROS DO PONTO DE SERRA PRETA




rrrrr
PARTE 01


rrrrrEEE
PARTE 02


rrrrr
PARTE 03


Mantendo a tradição de ser uma das maiores festas do seguimento na Bahia, a Festa de Vaqueiro do distrito do Ponto de Serra Preta, 150 km de Salvador, bateu seu próprio record. Os organizadores não divulgaram oficialmente o público presente nos dois dias de festa, 26 e 27, mas sem dúvida é um dos maiores já registrados.

Segundo o poder público local, “o vaqueiro é o maior símbolo da cultura sertaneja do município de Serra Preta, fazendo parte do seu mito de fundação. Segundo a história, os tropeiros que vinham de longas viagens, passavam pela região com o gado, descansavam no pé da serra, dando origem a cidade”, diz a nota. A Festa de Vaqueiro acontece sempre no último domingo de agosto. Este ano, a festa completou 29° edição e contou com uma programação variada e com shows à noite. 
                       
 A programação se iniciou por volta das 11h da manhã de domingo, com o tradicional desfile de vaqueiros, a cavalgada com os homens “acourados” , como se diz na região, trajados com peças de couro, como chapéu e o gibão. A missa do vaqueiro foi outro momento importante, que mistura fé e tradição, realizada há décadas”. Também ocorreram os concursos de marcha de equinos, asininos e muares e a disputa pelo vaqueiro mais belo.  
                      
Uma multidão encheu a praça, atraído por artistas como a cantora Solange Almeida, Naldinho e Léo Rios, Sela Vaqueira, Doce Sedução e Os mocinhos. O prefeito Aldinho disse que ficou bastante contente com os resultados da festa. O público elogiou a organização, o investimento na segurança, o posto de saúde de rápido atendimento e a qualidade das atrações.

A presença do grande público que veio com a vontade de se divertir, conhecer o município, a cultura local e fazer novas amizades foi a grande característica da Festa de Vaqueiro de 2017. Um fato triste, que recomenda investimento em estacionamento mais seguro, foi um furto de um carro F1000. Até o fechamento da matéria não se tinha informação da recuperação do veículo.

Texto: Professor Mário Ângelo (Blog. Mario Ângelo )
Fotos: Rogério Brito (Anguera Online)                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.