CDC É VISTO COMO "EXEMPLO" PELA OUVIDORIA DO ESTADO

A Ouvidora do Estado em visita ao CDC
Funcionando com agenda pré-estabelecida, que contempla diversos segmentos da sociedade, o Centro Digital de Cidadania (CDC) Professor Carlos Roberto de Oliveira Pereira, desta-se como um dos mais organizados do Estado. A declaração foi feita pela Ouvidora do Governo da Bahia, Edvaldina dos Reis Cruz, durante visita ao espaço.

A ouvidora destacou a agenda de funcionamento e as atividades desenvolvidas, como exemplos a serem seguidos por outros espaços de informática. "Sempre estamos visitando os municípios e constatamos que em poucos lugares existe essa organização", afirmou.

CURSOS
  
Pessoas da comunidade realizam cursos de informática no CDC

O CDC oferece curso de Informática Básica à comunidade. Sempre no intervalo de tempo de quatro em quatro meses, são abertas novas turmas. A divulgação das vagas é feita por meio de cartazes espalhados pela cidade. Os cursistas são certificados.

HORÁRIO LIVRE E HORÁRIO DE PESQUISA

Na programação do CDC, consta horários de acesso livre, momentos em que a população é incentivada por monitores a acessarem páginas úteis da internet, como Portal da Transparência, inscrições para concursos, sites de notícias, serviços de conta de água e energia, entre outros.

Há também horários reservados para a realização de pesquisas, com orientação a estudantes e pessoas da comunidade a acessarem páginas educativas, buscando conhecimento das disciplinas curriculares, bem como de fatos de interesse da sociedade.

VISITAS PROGRAMADAS

Alunos de escolas rurais em visita ao CDC
Noções de informática são passadas aos estudantes  do campo

Uma das principais ações do CDC é o atendimento a visitas programadas feitas por escolas do campo. Todas as quintas-feira, alunos de uma escola diferente da zona rural fazem visitas ao CDC. Eles chegam no ônibus do Programa Caminho da Escola, sendo guiados pelo professor e um orientador pedagógico. Percorrem espaços diversos pela cidade, como a Biblioteca Pública Municipal, e chegando ao CDC, participam de atividadaes interativas com o uso de tecnologias.

Trata-se de uma ação direcionada pela Secretaria Municipal de Educação, para contemplar o acesso dos estudantes do campo à informática.

LOCALIZAÇÃO E ESTRUTURA

O CDC fica localizado na Rua 20 de Novembro, em frente ao Colégio Arthur Vieira. Foi inaugurado em agosto de 2010, tendo sido instalado por meio de Convênio entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.

Em sua estrutura de funcionamento, conta com 10 terminais disponíveis aos usuários. De forma dinâmica, transformou-se num espaço de informação de utlidade pública, onde são montados murais informativos sobre acontecimentos da cidade.

Quanto à estrutura, o relatório produzido pela Ouvidora do Estado destacou o suporte técnico para a manutenção dos equipamentos como principal fator. Como as máqunas são de uso público, expostas a desgastes, constantemente passam por manutenção disponibilizada pela Prefeitura Municipal.

Em termos de dificuldade e necessidade, o relatório apontou que o espaço carece de uma reforma no ambiente físico, principalmente no que se refere ao revestimento das paredes.


Texto: Marcio Vasconcelos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.