PROFESSOR MÁRCIO VASCONCELOS ANALISA A ELEIÇÃO PARA VEREADOR EM ANGUERA




O Resultado da Eleição para VEREADOR em Anguera foi considerada muito surpreendente. Isto, pela quantidade de votos conquistados por alguns candidatos, a mais ou a menos da expectativa, a quantidade de vagas renovadas, bem como alguns nomes que deixarão o legislativo.

COMPOSIÇÃO

BANCADA DE SITUAÇÃO: Zé Luiz, Regi, Milton de Guaribas, Elias, Tonhão e Maria Luiza.

BANCADA DE OPOSIÇÃO: Felipe Vieira, Carlinhos e El de Celé.

VAGAS RENOVADAS

Das 09 vagas de Vereador na Câmara Municipal de Anguera, teremos, na próxima legislatura, 04 mudanças.

Na bancada do GOVERNO, saem Pastor André e Selma Áurea. Eles darão vagas para Regi e Tonhão.

Na bancada de oposição saem Valdirene e Doutor Paulo. Eles darão vaga para Carlinhos e El de Celé.

VALDIRENE x CARLINHOS

Muitos não consideram a eleição de Carlinhos como uma renovação, já que ele entrará na vaga ocupada por sua esposa Valdirene. Mas na verdade, trata-se de uma renovação, sim! Valdirene passou os 04 anos sem usar a Tribuna da Casa. Certamente o Vereador Carlinhos, a partir de 2013, estará com “todo gás” nas sessões legislativas, com os discursos a seu modo. Neste caso, a oposição estará fortalecida. Espera-se dele, no entanto, um mandato sem rancor, um retorno que venha a contribuir com o desenvolvimento de Anguera, ainda que na oposição.

SEGMENTOS COM PERDA

Outra mudança que se pode observar é a redução de duas bancadas. ABancada Feminina, diminui de 03 para apenas 01 Vereadora. A Bancada Evangélica perde Pastor André e Selma, os que mais davam sustentação a este segmento.

RETORNO

Dois dos que ocuparão novas vagas, já tiveram mandato na Casa da Cidadania em legislaturas passadas. Tonhão e Carlinhos. Em suas respectivas épocas, ambos eram considerados Vereadores atuantes.

Assim, de fato, somente 02 parlamentares estreiam no Legislativo Anguerense: Regi e El de Celé.

ESTRÉIA NA SITUAÇÃO

Regi foi eleito numa união de fortes apoios recebidos, entre eles, os empresários Elmo Vieira e Paulo de Nadinho, bem como lideranças do PT no município. Também reuniu apoios de grupos organizados da sociedade, como a capoeira, a escolinha comunitária de futebol, os músicos e os vaqueiros. Terá a responsabilidade de fazer um mandato popular para consolidar as bases que lhe apoiaram.

ESTRÉIA NA OPOSIÇÃO

Entre todas as surpresas, a maior delas ficou com a estreia de El de Celé na oposição. De acordo com avaliações políticas, a saída de Dr. Paulo não foi surpresa, devido sua atuação apagada nestes últimos 04 anos. No entanto, uma terceira vaga pela oposição, algumas vezes colocada em dúvida na cidade, era esperada para Vanderlon Cunha ou Norma de Areia, que se candidataram pela primeira vez e suas campanhas estavam bastante badaladas. Mas o eleito foi El de Celé e a região de Caraíbas, que em legislaturas passadas sempre ocupou vaga na Câmara, volta a contar com um acento.

Boa Sorte a todos os eleitos! De forma especial, aos que ocuparão novas vagas.

Márcio Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.