PROJETO “ERA UMA VEZ UMA CADEIRA DESPREZADA” DESPERTA O SENTIMENTO DE CONSERVAÇÃO EM ESTUDANTES DO COLÉGIO ARTHUR VIEIRA EM ANGUERA

Desenvolvimento do Projeto no Colégio Estadual Arthur Vieira de Oliveira


Diante da chegada do novo mobiliário escolar, o Colégio Estadual Arthur Vieira de Oliveira, em Anguera, se deparou com um problema: o excesso e o desuso de carteiras. As novas cadeiras feitas com material colorido substituíram as cadeiras antigas (feitas de madeira e ferro). E agora o que fazer com elas?

A escola não dispõe de muito espaço físico, a princípio as medidas adotadas seria organizar as carteiras antigas de forma empilhada no fundo da sala. Em meio a esse contexto surgiu uma boa ideia, idealizada pela Profª Elaine Oliveira e coordenada pela Profª Geiza Mendes: reformar e revitalizar as cadeiras de modo que essas deixassem de serem desprezadas e retornasse ao uso. Essa ação levaria também à coletividade e criatividade dos alunos, a fim de possibilitar o desenvolvimento do projeto de maneira satisfatória e significativa.


Apesar ter como foco principal os alunos do 1º ano, o projeto acabou se estendendo às diversas turmas e turnos, pois os demais estudantes se sentiram interessados em auxiliar no processo de revitalização das cadeiras. O trabalho começou a ser organizado em revezamento de turnos pelos próprios estudantes, para que assim, se pudesse concluir o trabalho.


FRUTOS DO PROJETO

Oficina no Colégio Estadual Yeda Barradas Carneiro

O projeto teve início no mês de Agosto e se encontra em continuidade, os estudantes envolvidos vêm desenvolvendo oficinas em escolas que partilham do mesmo problema do Colégio Estadual Arthur Vieira de Oliveira.

Tendo compreensão da relevância social, utilidade e continuidade do projeto, é proposto o desenvolvimento de ações similares e também diálogo de conscientização de preservação de patrimônio escolar em diversas escolas, tanto da rede municipal de Anguera, quanto em escolas da rede estadual.

Oficina no Colégio Estadual Yeda Barradas Carneiro
É pensado ainda, na elaboração de uma Cartilha da Educação Patrimonial, que além de divulgar do projeto, irá expor as técnicas, passo a passo, de revitalização de carteiras como também formas de preservação do espaço escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.