RÁDIOS COMUNITÁRIAS DA BAHIA PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL


Representantes das Rádios Comunitárias da Bahia
(Foto: Rogério Brito - Anguera Fm)

Após 19 anos da Lei 9.612 que cria as Rádios Comunitária, o Senado Federal promoveu pela primeira vez uma audiência a fim de discutir mudanças no texto base, A Lei de Rádios Comunitária criada em 19 de fevereiro de 1998.

Na manhã da última quinta-feira, 27 de abril de 2017, representação de rádios comunitárias de 16 estados brasileiros participaram de uma audiência  pública promovida pela comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), requerida pelo senador Hélio José (PMDB-DF), que debateu a situação atual de todas as rádios comunitárias do Brasil, com a participação de representantes da Anatel, do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária.

Participaram desta audiência as senadoras Regina Sousa (PT-PI), Fátima Bezzerra (PT-RN), o deputado federal Robinson Almeida (PT-BA) e  o deputado estadual Zé Neto (PT-BA).

O senador Hélio José disse que a partir desta data, todos os órgão (Abraços, Senado, Ministério das comunicações e Anatel), irão trabalhar juntos para acabar com os embaraços que atrapalham o crescimento das Rádios Comunitária, “Temos que discutir formas de sobrevivência das Rádios Comunitária, classifico estes dias como um dia histórico na lutas das rádios comunitária”, Frisou o senador

Jairo Bispo presidente da ABRAÇO-BA agradeceu a presença das rádios da Bahia sendo a maior delegação dos estados presente. Jairo agradeceu também ao senador por ter dado o pontapé nesta discussão que estava parado a 19 anos.


A Senadora Fátima Bezerra (PT-RN), lamentou o Partido dos Trabalhadores do qual ela faz parte não ter avançado no quesito democratização da comunicação social em seus 13 anos de mandatos.

Para Rodrigo Gebrim, representante do Ministério das Comunicações, a audiência foi de suma importância, para o ministério, um espaço pra explanar diversos assuntos e ouvir as reivindicações da Rádio difusão comunitária por meio de suas representações.

O comunicador Frei Dito da cidade de Itaberaba (Rosário Fm), frisou na presença das rádios e das autoridade presente a audiência, ele acredita que por meio desta audiência os caminhos de crescimento das rádios serão tomadas por meio de projeto ou medidas provisória que irão atender as demandas das Rádios Comunitária.

Sandro Lima da cidade de Ruy Barbosa (Esperança Fm), disse que por meio dessa audiência, "podemos adquiri esperança e expectativas que as reivindicações das Rádios seja atendidas de maneira mais rápida".

                                        OUTROS VÍDEOS
Jairo Bispo e Frei Dito Audiência sobre Situação Atual das Rádios Comunitárias no Brasil



Deputado Federal Robinson Almeida




Deputado Estadual-Ba - Zé Neto

CCT - Comissão de Ciência e Tecnologia - 27/04/2017

Fonte: Portal Bacia do Jacuipe 
Reportagem: Catureba - Baixa Grande Fm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.