FAMÍLIA VELOSO COMEMORA CENTENÁRIO DA MATRIARCA



Aconteceu no ultimo Sábado (18/01), na cidade de Anguera, uma festa marcante e difícil de encontramos nos últimos tempos. Essa festa, foi o Centenário da Senhora Antonia Veloso, matriarca da tradicional FAMÍLIA VELOSO.

Nascida em 17 de Janeiro de 1920, Antônia Veloso, conhecida como Dona Preta ou Vó Preta, celebrou junto a familiares e amigos, os seus 100 anos, vividos com muita dificuldade mais com muita força de Vontade.


A Família vinha organizando a festa desde o ano de 2017, na liderança de Concilia Veloso (NETA), Caroline Veloso (BISNETA) e Josélia Carvalho (BISNETA). De lá pra cá foram reunindo idéias, incentivando os familiares a participarem e principalmente levantando recursos para a realização da festa, recurso este doado por mais que a maioria dos familiares participantes.


Como toda família nordestina, os familiares, muitos espalhados pela cidade de São Paulo, se mobilizaram e fizeram-se presente neste dia marcante, que foi celebrado no sábado e ainda no domingo, sendo os convidados os familiares, vizinhos e amigos participantes da sua história.

Abaixo, vocês conferem um pouco da história de Dona Preta, escrito por familiares e contado pela própria em uma roda de conversa, divertida e animada em um fim de tarde.

LEIAM ABAIXO NA INTEGRA:


Em uma cidade pequena, acolhedora, e com pouco mais de 11 mil habitantes, reside a Senhora Antonia Veloso dos Santos... Sim, Antonia Veloso dos Santos. Mas, para a grande maioria essa jovem senhora é a “Dona Preta” e para uma outra parte, entre eles: Tios, sobrinhos, primos, netos, bisnetos, tataranetos e até agregados ... essa senhora é carinhosamente chamada de “Vó Preta”, que com seu jeito simples, alegre e carinhoso, agrega essa GRANDE FAMILIA.


Vó Preta nasceu em 17 de Janeiro de 1920, em Bonfim de Feira, Distrito de Feira de Santana, bem pertinho de nós... E Lá na fazenda Pau de Cedro, com bastante dificuldade, pois muitas vezes fabricavam farinha e tinha que caçar suas próprias refeições, seus pais, o senhor Rufino Veloso dos Santos (in memoriam), na época tropeiro e sua mãe, a senhora Maria Firmina dos Santos Veloso, que era Dona de Casa (in memoriam), Vó Preta foi criada até os seus 20 anos de idade, quando então conheceu seu esposo Gregório Moreira Bastos, com quem se casou em 1940, aos 20 anos.

O Casal Rufino Veloso e Maria Firmina, tiveram ainda mais 7 filhos sendo eles: Saturnino, Alice, Jone, Léo, Mico, Josina e Antonio. Vó Preta, foi a 6ª Filha.


Como citado anteriormente, aos 20 anos de idade, lá em 1940, Vó Preta e Gregório, já casados, mudaram-se para a Fazenda Massapê aqui em Anguera e lá tiveram 11 filhos, sendo: Maria Veloso Bispo (Nega), Laurinda Veloso (Gata), Perolina Veloso (Peru), Aurelina Veloso (Tutinha), um casal de gêmeos: Maria e José (que faleceram ainda bebezinhos), Maria Veloso Bastos (Santinha), os Gêmeos: Francisco Veloso (Didi - In memorian) e Franscisquinho (Faleceu bebezinho) e mais outro casal de gêmeos: Cosme Veloso (kito, in memorian) e Mirian (Niniu).

E como Vó preta veio parar em Anguera?


Como a Fazenda Massapê é bem próximo da Sede, Vó Preta conseguiu mudar para a cidade após o falecimento do seu pai, que deixou como herança uma fazenda e alguns animais. Ao receber a sua parte, Vó preta tratou logo de comprar uma casa em Anguera, casa esta que reside até hoje. E cada um de seus filhos tomaram seus rumos, construindo as suas respectivas famílias e formas de sobrevivência, cada um com suas lutas e dificuldades, mas com muita força de vontade.



Já residindo em Anguera, Vó Preta que não tinha estudo, devido a dificuldade da época, dedicou-se a Lavoura e possuía uma barraquinha no centro da cidade, onde vendia alguns quitutes, sendo daí o recurso para a renda da casa.

O tempo foi passando, e em um determinado tempo Vó Preta recebeu o chamado e aceitou a Jesus, juntamente com seu filho de nome Francisco. Tempos depois, suas filhas Maria Veloso Bastos, Laurinda Veloso e Maria Veloso Silva, também aceitaram, época em que o Pastor Lobato e Álvaro pastoreava a Primeira Igreja Batista, mesma Igreja onde todas e grande parte da família congregam até hoje.

Hoje, 100 anos depois, a família veloso se reuniram  para celebrar este dia muito especial... 100 anos de lutas e vitórias, 100 anos bem vividos com muita dificuldade, mas com muita esperança e acima de tudo com muita fé em Deus.

2 comentários:

  1. Que coisa bonita de se vê!
    Parabéns aos envolvidos
    Anguera online semp ligado

    ResponderExcluir
  2. Família Veloso É so alegria, povo bom

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.