OLHAR PARA TRÁS. PARA QUÊ?



O final inusitado da última Maratona de São Silvestre, realizada em 31/12/19, na qual o Kibiwott Kandie (Quênia) ultrapassou Jacob Kiplimo (Uganda) nos últimos segundos da prova, me trouxe algumas preciosas lições e ao mesmo tempo me deixou com a mente meio confusa.

A confusão mental se deu porque sou parte de uma sociedade performática e competidora, na qual estarão sob os olhares dos holofotes midiáticos apenas os campeões, os vencedores, os fora de série, os triunfalistas, que olham sempre para a frente, que não desistem, que não recuam.

E essa tirania está impregnada, encrustada em todos os segmentos da sociedade. Não há espaço para os que recuam, para os que olham para trás.

Pois bem, o ugandês foi derrotado justamente por não ter olhado para trás. Aí gera uma confusão! Afinal, devemos ou não olhar para trás? Se sim, para quê? Daquela atitude de Jacob vieram as lições absorvidas por mim e torço pela absorção das mesmas por outras pessoas. Aprendi que olhar para trás nos ajuda a saber do lugar onde estamos.

Nos leva a lembrar do lugar de onde viemos e que outras pessoas foram importantes no processo das nossas conquistas (somos tentados, consciente ou inconscientemente a esquecer). Nos faz abrir os olhos para a realidade de que não somos os soberanos e que há pessoas atrás de nós, que são capazes de nos superar (talvez muito mais em razão da nossa megalomania “jacobiana” assoberbada do que pelos “kibiwotts”).

Assim sendo, concordo de que ficar fixado ao passado (tenha sido ele bom ou ruim) pode ser um fator paralisante. Mas deixar de olhar para trás, poderá nos fazer perder oportunidades que talvez nunca mais estarão ao nosso alcance. E aí, é possível chegar à conclusão da razão de você não ter cruzado a linha de chegada em primeiro lugar na sua “maratona existencial”?

Pr. André Pereira de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.