ANGUERA RECEBE LOUSA INTERATIVA POR SER VENCEDORA DO PRÊMIO UPB EDUCAÇÃO

Lousa digital interativa foi entregue aos três municípios com melhor relato de iniciativa em educação. Na foto, o prefeito de Anguera ladeado pela comissão julgadora, presidentes da UPB e do IMAP

Foram entregues nesta quarta-feira (17/9) aos vencedores do Prêmio UPB Educação – Iniciativas que Transformam três lousas interativas que serão utilizadas em sala de aula. A premiação, lançada em novembro pela União dos Municípios da Bahia, teve como objetivo reconhecer publicamente projetos que ajudam a melhorar a educação, revelando boas práticas que possam servir de exemplo para outros municípios brasileiros.

Os municípios de Anguera, Santa Luzia e Mata de São João comemoram entrega do prêmio

Município vencedor do prêmio em 1º lugar, Anguera apostou no combate à evasão escolar através de ações do Núcleo de Apoio ao Estudante. “No primeiro ano de governo percebemos que o nível de desistência era grande e assumimos o compromisso de mudar essa realidade.

Formamos uma equipe com psicólogos, assistente social e fomos visitar a casa do aluno, conversar com a mãe e convencer do retorno à sala de aula”, explica o prefeito Mauro Selmo. Segundo o gestor, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Anguera é destaque na região. Ele lembra que projetos como escola em tempo integral e o programa Mais Educação têm ajudado a melhorar a aprendizagem. “O aluno tem que sentir interesse em ir à escola. Ela precisa ser atrativa”, garante.

Confira abaixo o vídeo apresentado na premiação, falando sobre o projeto. 



ESCOLHA DOS VENCEDORES


A escolha dos vencedores, dentre os 56 inscritos, foi feita por uma comissão julgadora formada por técnicos da Secretaria Estadual da Educação e Universidade do Estado da Bahia (UNEB). “Eram projetos muito bons e um dos critérios que utilizamos foi o teor de transformação a que ele se propunha naquela comunidade, avaliamos também se é viável sua aplicabilidade em outros municípios”, ressaltou Lêda Castro da Secretaria da Educação. “É louvável a iniciativa da UPB, uma vez que poderia se preocupar somente com suas questões estatutárias, mas foi além e estimulou os gestores a construir projetos que de fato melhoram a vida dos munícipes”, destacou o professor da UNEB, Gildeci Leite.


As lousas digitais dispensam o uso de canetas, podem ser manipuladas com o dedo na tela (touch screen), que transmite também o conteúdo de computador. Nelas, os educadores conseguem apresentar gráficos, imagens, fotos, vídeos, matérias digitalizadas e ainda ter a possibilidade de realizar anotações. O produto foi oferecido aos municípios vencedores pelo Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP). Presidente da entidade, José Reis Aboboreira, observou que a premiação fomenta também a utilização de tecnologia da informação e comunicação nos projetos educacionais. “É um orgulho colaborar com a disseminação desta nova cultura de ensino”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.