ANGUERA VENCE O PRÊMIO UPB DE EDUCAÇÃO

Premio
A Secretaria de Saúde, Drª Mirian Caldas. representou o Prefeito Mauro Vieira
Buscando incentivar as boas práticas de gestão nos municípios baianos a UPB criou o Prêmio UPB Educação: Iniciativas que Transformam, lançado no 2º Encontro de Prefeitos: Educação e Tecnologia, O prêmio é uma iniciativa da presidente da UPB, com o objetivo de reconhecer publicamente iniciativas que ajudam a melhorar a educação nos municípios, fazendo com que essas boas práticas ganhem visibilidade e possam servir de exemplo para outros municípios brasileiros.
Cerca de 56 municípios se inscreveram, ficando como finalistas 44 municípios. Os relatos de iniciativas foram enviados às Comissões de Julgamento compostas por profissionais da Secretaria de Educação (SEC) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para serem selecionadas três iniciativas que serão premiadas, em 1º, 2º e 3º lugares.
Os vencedores foram conhecidos na manhã deste domingo, dia 31 de agosto, no Resort Vila Galé Marés, em Guarajuba, Camaçari – Bahia, no 3º Encontro de Prefeitos e 4º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia: Saúde Pública – Desafios da Gestão, onde o 1, 2º e 3º colocados receberão os troféus e prêmios.
Presente na mesa o diretor da UPB e prefeito de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão, o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), José Reis Aboboreira e a presidente da UPB, Maria Quitéria fizeram a entrega dos troféus aos vencedores.
1º lugar – Anguera: Ações do Núcleo de Apoio ao estudante e à família no combate à evasão escolar
2º lugar- Santa Luzia: O acompanhamento social como mecanismo de redução da evasão e fracasso escolar
3º lugar- Mata de São João: Escola de tempo integral: Criando oportunidades
Conheça as iniciativas vencedoras:
ANGUERA – O Núcleo de Apoio ao Estudante e à Família (NAEF) tem atuação nas escolas da Rede Municipal de Ensino, abrangendo a Escola Érico Sofia Brandão, cumprindo uma rotina que abrange, inicialmente, o monitoramento da frequência escolar, detectando os alunos faltosos. Em seguida, de posse das estatísticas geradas, a equipe do NAEF se mobiliza na busca de um diálogo com a família, tendo como cenário a residência do aluno. A equipe realiza a visita com a presença de uma assistente social, uma psicóloga e uma agente de desenvolvimento educacional, que criam um espaço de diálogo com pais ou responsáveis. No contato, são colhidas informações sobre o contexto social do aluno, bem como são dados aconselhamentos e prestadas informações que incentivam a família a estar presente no ambiente escolar. Quando a equipe do NAEF retorna da visita oferece à unidade escolar um diagnóstico sobre a realidade familiar e social do aluno, trazendo, quase sempre, a expectativa de que o aluno retorne nos dias seguintes.
SANTA LUZIA – Preocupada em amenizar, quem sabe diluir o fracasso e a evasão escolar no município de Santa Luzia, a Secretaria de Educação contratou uma assistente social para articular junto às escolas o acompanhamento social dos alunos da rede municipal faltoso ou com dificuldade de aprendizagem. Em parceria com a Coordenação Municipal do Projeto Presença as atividades de busca ativa dos alunos tiveram início e como se evidencia, ocorreu uma diminuição na evasão e fracasso escolar do município, e consequentemente aumento na taxa de aprovação. As atividades promovidas pelo acompanhamento social na educação foram desde visitas as famílias vulneráveis, até a realização de palestras com pais e alunos e incentivo a realização de atividades de reforço escolar.
MATA DE SÃO JOÃO – Em 2013 foi implantado o tempo integral na Escola Municipal Rosa Vieira Tavares para atender aos anseios da comunidade escolar. Os alunos passaram a frequentar a escola o dia inteiro, chegando às 7:30 da manhã e retornando às 16 horas. Durante o período que a criança passa na escola, ele recebe todos os cuidados, sendo alimentadas com três refeições diárias (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde), tudo elaborada e acompanhado por uma nutricionista. A escola também teve seus componentes curriculares ampliados, como a disciplina de arte e educação física na base comum e na parte diversificada atividades complementares e oficinas curriculares. Com a ampliação do tempo na escola houve aumento na matrícula e desempenho em relação a aprendizagem dos educandos.
 Fonte: UPB. 

4 comentários:

  1. PORQUE ANGUERA OLINE NÃO PUBLICA OS ASSALTOS QUE VEM ACONTECENDO C/ FREQUENCIA EM ANGUER.´´ASSIM TA MINHA ANGUERA``.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns secretaria de educação de Anguera pelo seu trabalho maravilhoso em minha cidade,não pelo PRÊMIO UPB DE EDUCAÇÃO ( que papelão ) porque sabemos que o trabalho que foi eleito na UPB quem realiza em Anguera é o NASF e que pertence a secretaria de Saúde. Então tá explicado porque a Dra. Miriam estava no evento para receber o premio, que de fato e direito pertence a Saúde. Eta Saúde retada de boa.

    ResponderExcluir
  3. Anguera tem pessoas do tipo que aparecem mas não faz, mas tem também indivíduos que fazem mas não gostam de se mostrarem. Isso fica de exemplo para os que gostam de resenhas políticas na cidade. Existe uma grande preocupação dos lendários resenheiros em saberem quem será o candidato indicado pelo atual prefeito, onde, o povo continua sendo iludido por cabos eleitoreiros que sempre apontam como favoritos aqueles que são possuidores de grande poder aquisitivo ($$). Pois um feito como esse projeto, idealizado por um indivíduo de origem humilde, passa em branco sem que nenhum comentário fora feito por alguém da cidade. Sou de um município vizinho a Anguera, sempre que possível frequento algumas festas aí na cidade. O que mais se comenta sobre Anguera aqui em nossa cidade é a transformação no sistema educacional desse município. Como estudante universitário e pesquisador não poderia deixar de elogiar esse grande feito. Os números não mentem: em poucos anos Anguera nos ultrapassa no IDEB, nos ultrapassa em números de aprovados em vestibulares da UEFS. Acredito que isso comprova a influência que a educação exerce sobre o crescimento de uma sociedade. Tenho muitos amigos aí na cidade, nunca conversei com o atual secretário de educação desse município. Porém amigos meus que até mesmo pertence a política adversária aí do município, nos fala muito da influência desse rapaz, que não colaborou apenas para o crescimento na educação, mas que ele vem auxiliando a atual administração em vários sentidos ou setores. terminado meu comentário, gostaria de deixar apenas uma pergunta para a população. Por que o nome desse rapaz não aparece nas listas dos possíveis candidatos a sucessão do executivo? Será por falta de capital do mesmo?. Seria muito bom a opinião dos resenheiros políticos da cidade.

    ResponderExcluir
  4. Cara anônimo creio que você pouco sabe acerca dos trabalhos desenvolvido pela Secretaria de Educação, pois se soube com certeza não falaria que o trabalho realizado desde 2009 pela Secretária de Educação através do Projeto Escola na Família que em 2012 passou a ser chamado de NAEF- Núcleo de Apoio ao Estudante e Família, núcleo este que realiza um trabalho de combate a evasão escolar dentre outras ações, e merece o maior respeito pois, o trabalho desenvolvido pela equipe é de suma importância para a educação do município. Já o NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família chegou em nosso município em 2012 e trata-se de um apoio as equipes de saúde da família e também desenvolve alguns trabalhos junto a educação, ou seja, uma parceria. Se você desejar conhecer melhor o NAEF veja um vídeo que se encontra no site www.educacaoanguera.ba.gov.br, vídeo este que foi enviado para concorrer o prêmio.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.