COM AÇÕES SOLIDÁRIAS, 60 JOVENS ENTRE ELES 02 ANGUERENSES PLANTAM AMOR E COLHEM SORRISOS EM PACIENTE COM CÂNCER

Voluntários do Projeto Sementes do Bem
É manhã de atendimento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Feira de Santana (Unacon). O salão principal do local está lotado de acompanhantes e pacientes à espera de atendimento oncológico. Muitos conversam, outros esperam ansiosos para o tratamento de quimioterapia e radioterapia. O clima é às vezes de medo, outras vezes de vitória, superação, mas o desejo comum é o mesmo: saúde.

No vai e vem de médicos, enfermeiros, funcionários, exames e medicações um grupo formado por seis jovens com seus acessórios coloridos vai se espalhando pelo salão e quebrando a tensão da espera. Este grupo faz parte do Projeto Sementes do Bem,que é formado por cerca de 60 jovens de Feira de Santana, que trabalham voluntariamente através de ações sociais e tem como lema: Plantando Amor, Colhendo Sorrisos.

Sheila Oliveira (direita) uma das anguerenses que faz parte do grupo Sementes do Bem

Com a simplicidade de mensagens, balões coloridos, dinâmicas de integração e brincadeiras e abraços, aos poucos os pacientes que estão em tratamento de câncer vão despertando para conversas amigas e para muita esperança e alegria.

O grupo que no total é formado por 60 jovens reunidos ante de iniciar as visitas

Marly Felix tem 47 anos, é moradora do município Santo Estevão e faz tratamento há um ano na Unacon. Ela interagiu com as atividades do Projeto Sementes do Bem pela primeira vez e disse que os jovens trazem esperança e alegria para as pessoas que estão vivendo um momento tão difícil, como o de luta contra o câncer. Marly já conhecia o grupo de outra visita, mas foi desta vez que ela pode perceber e sentir um pouco do calor humano e solidário do projeto.

“Da outra vez que eu estava aqui e o grupo veio eu me esquivei em participar. Estava muito mal humorada e triste. Dessa vez achei injusto não participar das brincadeiras. Esses jovens passam ânimo e alegria. E é isso que a gente tem que se apegar e acabar com esse paradigma de tristeza que a gente acaba adquirindo com a doença”, contou.

Milena Matos (esquerda), uma das anguerenses que faz parte do grupo Sementes do Bem

Ela afirma que enfrentar a doença não é tarefa nada fácil. Marly tem um Linfoma de Hodgkin e tem passado por muitas situações adversas, mas com ânimo ela diz que não se deve desistir e em qualquer situação é necessário se manter favorável. “O sentimento que eu tenho é que em toda situação temos que ser favoráveis. Não é porque eu estou com o meu problema, que eu tenho que colocá-lo acima de qualquer outa coisa. Eu tenho que facilitar quem quer me ajudar”, destacou.

Na esperança de dias melhores, Marly destacou que pretende viver e aproveitar a vida. Abandonar o cigarro, a bebida e viver com muita saúde. “É uma situação muito dolorosa que só quem sabe quem passa. Nunca mais cigarro, nem bebida alcoólica. Pretendo aproveitar, fazer esporte e viver com muita saúde até quando Deus quiser”.
Milena Matos e Sheila Oliveira, anguerenses que levam amor e sorriso por Hospitais em Feira de Santana com o Projeto Sementes do Bem
Letícia Guimarães, coordenadora do Projeto Sementes do Bem, explica que a iniciativa surgiu da sua vontade de fazer um trabalho voluntário. Ela disse que sempre teve vontade de realizar esse tipo de trabalho, mas não achava oportunidade. Desde então, ela resolveu fundar o projeto que já tem dois anos de existência e conta com 60 membros e muitos colaboradores.

“Visitamos hospitais, creches, asilos, casas de apoio e fazemos ações de rua, mas o nosso foco mesmo são os pacientes oncológicos. Estamos na Unacon duas vezes por mês e também, na Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC)”, disse.

COMO FAZER PARTE DO GRUPO?


De acordo com Letícia, para fazer parte do grupo basta ter muita disposição e vontade de ajudar. Ela destaca que o Projeto Sementes do Bem sempre precisa de doações de materiais de papelarias, além de bexigas de aniversário, balas, doces, garrafas plásticas e toalhinhas. A jovem ressalta que toda ajuda é sempre muito bem-vida o sentimento geral do projeto é de amor e solidariedade. “É o sentimento de amor que não espera nada em troca. É o amor que a gente doa sem querer nenhum tipo de recompensa em troca. Queremos só o bem do outro, só o sorriso do outro”, afirmou.

Para Letícia, o grande legado do projeto são as experiências de vida e as lições aprendidas. “Conhecemos, pessoas histórias de vida e lições. Só consigo ser grata as instituições que nos acolhem, as pessoas que nos recebem bem e aos voluntários que depositam toda a confiança nesse projeto”, disse.


Gabriela Guirra, Assistente Social da Unacon, avalia que a interação dos pacientes da unidade hospitalar com o projeto Sementes do Bem é de extrema importância para o tratamento oncológico. Ela ressalta que a iniciativa traz esperança e leveza para a vida das pessoas que estão passando por um momento tão difícil.

“Recebemos da melhor forma possível. O trabalho é na perspectiva de trazer um pouco de alegria para os pacientes que já estão passado por um momento tão difícil. Traz uma leveza para este momento. Deixa de ser um momento de espera de quimioterapia, e radioterapia e fala de sentimento, carinho, palavras de conforto. Isto minimiza o efeitos que o tratamento traz”, finalizou.

Fotos: Rachel Pinto / Fonte: Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.