CRÓNICA DO PASTOR ANDRE PEREIRA DE BRITO


        O Brasil é superdimensionado não apenas no índice de analfabetos, pobres, corruptos, sem-teto, sem-terra, sem-direitos, sem-vez e sem-voz. É também o país que tem mais partidos políticos. Diferentemente da época do regime militar, na qual a Lei Falcão, permitia a existência de apenas dois partidos (ARENA x MDB), hoje o país conta com 27. E isso, de alguma forma tem me inquietado.
           Sou, por algumas razões (quiçá sem razão) um revoltado com este país, em virtude de algumas coisas que nele acontece. E dentre essas coisas, é essa salada de frutas político-partidária que vejo atualmente acontecer em todo o país.
             Ingenuamente imaginava que cada sigla partidária, quando criada, era em nome de uma bandeira a ser defendida; em nome de uma ideologia, mas não. Não é nada disso. A ideologia é uma coisa. Uma coisa apenas: PODER. E para voltar ou permanecer no poder, faz-se de tudo. Adversários de outrora, tornam-se aliados íntimos (ex.: Quércia #= Serra, Lula #= Collor, Wagner #= Otto, Souto #= Nilo Coelho, Geddel #= César Borges, etc.). Por que será que as duplas supracitadas resolveram se aliar? Seria em nome de uma ideologia? Seria para defender a causa dos menos favorecidos? Por quê? Eles fazem isso pensando nas famílias do Morro do Bumba de Niterói, nos desabrigados do Rio Subaé de Santo Amaro,  nos miseráveis do Nordeste que ainda não têm acesso a água potável e vivem em condições abaixo da linha de pobreza, sem dignidade? É pensando nessa gente que eles se unem?
               Não sei até que ponto, meu amigo leitor, esta questão lhe inquieta. Mas ainda que nada lhe diga respeito, pense antes de votar, se ainda vale a pena votar em partido, se vale defender partido no nosso país. Eu acho que não. Já que não tem jeito, prefiro votar na pessoa. Não sei até quando. Abraço.
                                                                              Pr. André Brito

4 comentários:

  1. Tem o dom da palavra.
    Leitores, reflitam bem essas palavras e sejamos mais concientes.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,amei sua crônica muito bem elaborada, concordo com tudo que disse eu mesma voto pelo trabalho e na pessoa e não em partido político

    ResponderExcluir
  3. André,tinha que ser você para compartilhar esta reflexão com a sociedade.
    Um abraço Jessinha

    ResponderExcluir
  4. Verdade Brito!!!!!! Se cada um desses partidos se voltasse para a causa dos menos favorecidos o nosso país seria outro, infelismemte o simples gesto de olhar para o próximo com olhar humano não faz parte do cotidiano dessas pessoas. De que vale a existência de tantos partidos se pensam apenas em si própio?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.