A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ANGUERA QUER OUVI VOCÊ - PROJETO OUVESEC


Projeto OUVESEC
O QUE É...
O Projeto OUVESEC é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Município de Anguera, visando acompanhar o desenvolvimento das ações e o funcionamento de todos os setores e das unidades escolares, na Rede Municipal de Ensino.
OBJETIVO GERAL
Prezar pela qualidade da educação municipal e incentivar a participação de todos os cidadãos na consolidação de um controle social que favoreça um melhor funcionamento cada vez mais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Incentivar a participação cidadã dos estudantes da rede, pais, responsáveis e da comunidade em geral no controle social do funcionamento da educação municipal, buscando a garantia dos direitos e deveres, com expectativa prioritária para os direitos de aprendizagem e os mecanismos de suporte e apoio;
Dialogar com educadores e servidores da rede, sobre os diversos assuntos educacionais, destacando-se, os ambientes escolares, os serviços de apoio e estrutura, a valorização profissional, as práticas, os direitos e os deveres de todos em geral;
Estabelecer relações de diálogo e entretenimento com os setores da educação municipal, promovendo orientações e qualificações, auto-avaliando as práticas e articulando encaminhamentos, respostas e soluções para assuntos diversos;
Oferecer informações gerenciais ao gabinete da Secretaria Municipal de Educação, a fins de intervenções necessárias feitas pela gestão;
Responder a todas as demandas registradas no cotidiano das atividades;
Prestar contas das ações e seus resultados aos órgãos participativos e à comunidade em geral.
ATO LEGAL DE CRIAÇÃO
O Projeto OUVESEC foi criado através da Portaria SEC nº 04, de 01/02/2016, tendo sido apresentado ao público durante a Jornada Pedagógica de 2016.
JUSTIFICATIVA...
A construção de uma educação mais justa e igualitária requer responsabilidade, compromisso, empenho, acessibilidade aos serviços de apoio, dinamismo, cumprimento de direitos e deveres por parte dos envolvidos no processo, desde a gestão, os profissionais, os alunos e seus responsáveis, e a comunidade. A criação do Projeto OUVESEC se justifica na busca contínua em acentuar esta prática no cotidiano do “fazer educação”.
FUNCIONAMENTO
As atividades do OUVESEC são concentradas na Secretaria Municipal de Educação, porém, a atuação mais intensa ocorre de forma itinerante, relacionando-se com todos os setores, instâncias e órgãos da educação, bem como com todos os segmentos coletivos envolvidos e com a comunidade.
As manifestações encaminhadas ao OUVESEC são caracterizadas por: ELOGIOS, CRÍTICAS, SUGESTÕES, INFORMAÇÕES, SOLICITAÇÕES, RECLAMAÇÕES e DENÚNCIAS.
O OUVESEC também atua na orientação e formação dos diversos agentes diretamente ligados à educação municipal. Nesta linha, organiza e promove encontros, reuniões, assembléias, conferências, fóruns e outras atividades sobre os diversos temas relacionados à educação.
SALA DE DIÁLOGO...
A Sala de Diálogo é uma ação desenvolvida pelo OUVESEC que se constitui em momentos de orientações, partilha de ideias, colheita de sugestões, formações, informes, esclarecimentos, debates e troca de experiências. São planejadas e realizadas de acordo com a necessidade constatada.
RESULTADO ESPERADO
Com o OUVESEC, espera-se afirmar uma educação de melhor qualidade, mais justa e participativa, consolidando os direitos de aprender, o fortalecimento da gestão democrática, a reflexão das práticas a partir de princípios balizadores e a eficácia dos serviços, determinando reflexos no meio social.
COMO ENTRAR EM CONTATO
  • TELEFONE: (75) 3239 6507
  • E-MAIL: ouvesec.anguera@gmail.com
  • CAIXA DE DIÁLOGO: www.educacaoanguera.ba.gov.br
  • ENCAMINHAMENTO PROTOCOLADO: formulários, ofícios e outros meios escritos
  • INFORMALMENTE: contato pessoal direto
  • Fonte e foto: Secretaria de Educação de Anguera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.