AÇÕES DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE X CRESCIMENTO DO MUNICÍPIO ANGUERA


Aproveitando o ensejo pelo fato de se estar comemorando a Semana do Meio Ambiente, onde a imprensa local, nos últimos dias, deu destaque para o referido tema, eu, Vanderlon Cunha, jamais deixaria de comentar um tema de grande importância como este: A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM ANGUERA.

Peço vênia para estabelecer uma relação entre os dois temas acima, ou seja, AÇÕES DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE versus CRESCIMENTO DO MUNICÍPIO DE ANGUERA.

Licença concedida, passo, então, a me juntar ao grupo dos defensores do meio ambiente do município de Anguera, em prol de uma conscientização pela preservação deste, haja vista que tal conscientização tem crescido ao longo do tempo. Prova disso são as ações desenvolvidas nas escolas municipais desde o início do ensino básico.

Atualmente, notamos que há uma forte preocupação dos diretores de escolas em conscientizar os alunos para a preservação do meio ambiente e dos ecossistemas terrestre e aquático no município de Anguera. Mas, não basta apenas isto, pois é necessário que tal ‘conscientização’ se transforme em ‘ação’ e, para isto, deveremos, também, apresentar ao alunado e ao cidadão anguerense as regras de comportamento contidas nas leis federais, estaduais e municipais.

Passado da hora, mas ainda em tempo, devem o Executivo e o Legislativo municipal, apresentar à sociedade anguerense suas regras de comportamento para com o meio ambiente, se assim as tiverem. Caso não as tenham, deve o Executivo ou Legislativo apresentar e encaminhar ao Plenário da Câmara Municipal de Vereadores projetos de lei que visem criar regras para a proteção do meio ambiente e dos ecossistemas pertencentes à circunscrição territorial do município de Anguera. Também, não devem esquecer de que transformados em leis os projetos, estes deverão ser divulgados e distribuídos para toda a sociedade anguerense a fim de que todos conheçam os seus direitos, obrigações e deveres para com o meio ambiente e os ecossistemas.

Ademais, a grande preocupação daqueles que já se conscientizaram em defender o meio ambiente e dos ambientalistas que residem no município, está no crescimento da cidade de Anguera, onde a todo o momento são edificados prédios residenciais e comerciais sem o menor critério ou estudo técnico de impacto ambiental, fazendo desaparecer paisagens naturais que antes formavam os ecossistemas onde habitavam diversas espécies de animais. Outra preocupação está no esgoto da cidade, que é lançado diretamente nas lagoas, lagos e riachos localizados às margens da cidade, sem qualquer tratamento. Entretanto, a boa notícia é que o Prefeito Mauro Vieira, preocupado com a questão ambiental, protocolou projeto junto à Fundação Nacional de Saúde, visando a construção de um sistema de esgotamento sanitário para a cidade de Anguera.  

Por conseguinte, ainda sobre a defesa do meio ambiente e dos ecossistemas, urge a criação de novos paradigmas para que em um futuro próximo o município de Anguera sirva de modelo para outros municípios pertencentes à macrorregião e que, com esse novo modelo, possamos continuar respirando o ar puro característico da zona rural e da inesquecível Terra das Almas.


Lembremos ainda senhores: não há sociedade sem meio ambiente, mas sempre haverá meio ambiente sem sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.