CAMPANHA ANGUERA SEM DROGAS: EU CURTO! REPORTAGEM Nº 02





O álcool é um líquido produzido a partir da fermentação ou destilação da glicose presente em grãos (malte – uísque, cevada – cerveja, centeio – vodca), frutas (uva – vinho, maçã – cidra), vegetais, raízes e caules (sisal – tequila, cana-de-açúcar – cachaça).
É consumido por via oral, é desinibidor e depressor. Assim que o álcool cai na corrente sanguínea, acaba por afetar todo o organismo, principalmente o fígado. A sensação de estímulo depois do consumo é fruto da depressão dos mecanismos de controle de inibição do nosso cérebro. A primeira parte afetada são os centros superiores, que refletem na fala, pensamento, cognição e juízo. Depois, são atingidos os centros inferiores, como a respiração e os reflexos.


Quando se toma álcool, uma sensação de felicidade toma conta de seu corpo. Sente-se mais afetivo, desinibido, sociável, relaxado e até confiante. Se você está um pouco pra baixo, o consumo de álcool pode fazer com que você piore ainda mais. Além disso, a maioria de brigas e agressões em festas, baladas e outros eventos, são causada por pessoas que estão sob os efeitos do álcool, fazendo com que você corra o risco de machucar a si mesmo e também a outras pessoas, pois já não sabe mais o que é certo e errado.
A substância diminui as reações do seu corpo: fala enrolada, falta de coordenação, visão embaçada, sonolência e, em alguns casos, até desmaio. Quem toma álcool pode também vomitar e desidratar (por isso que quando se está de ressaca aumenta a vontade de tomar água). Doses muito altas podem fazer com que você não se lembre do que aconteceu, e, pior: podem causar intoxicação por álcool e você pode até morrer.

O efeito anestésico do álcool pode fazer com que se perca a vontade de transar ou faça com que haja um bloqueio na capacidade de ter ereções.
Pode fazer com que você fique desinibido, fazendo com que se sinta confiante, menos travado, mais afetivo. Esse falta de inibição, na hora do sexo, pode ser muito ruim, fazendo com que a pessoa se esqueça de usar proteção, como a camisinha. O risco é ainda maior de se contrair doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.