SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL PRESTA ESCLARECIMENTO.


Convocado para prestar esclarecimento sobre ações voltadas para a Educação em Tempo Integral nas escolas municipais, o Secretário Márcio Vasconcelos usou a Tribuna da Câmara na sessão de ontem (06/06), sendo acompanhado por professores, coordenadores, diretores e servidores técnicos e de apoio da educação.

Secretario de Educação Márcio Vasconcelos
Inicialmente o Secretário fez uma explanação livre e depois respondeu perguntas dirigidas pelos vereadores Felipe Vieira, El de Celé, Reginaldo Figueredo e Carlinhos.

Márcio Vasconcelos disse que na Escola Municipal Érico Sofia Brandão e no Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho são desenvolvidas ações do Programa Mais Educação contemplando um número "reduzido" de alunos. "Isto porque se trata de experiências para que futuramente a Educação em Tempo Integral venha se consolidar efetivamente", esclareceu.

Ele citou dificuldades enfrentadas, a exemplo de carência por investimentos na rede física das escolas. "O município, com recursos próprios, adaptou o Colégio Áuero Filho e no segundo semestre deste ano irá fazer obras de ampliação na Escola Érico Sofia Brandão. Porém, o Ministério da Educação poderia investir na adequação das escolas antes mesmo de transferir recursos para o desenvolvimento das oficinas no turno oposto", disse.

Outro problema destacado foi uma grande resistência por parte dos próprios estudantes a comparecerem às atividades em turno oposto. "Essa prática de está na escola durante todo o dia, muitas vezes o próprio estudante ainda não tem como prioridade, devido à cultura já existente. O prazer pelos estudos não tem a importância que deveria ter entre os próprios adolescentes e jovens", pontuou.

No turno oposto são realizadas oficinas de reforço nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, oficinas de hip hop, capoeira, artes, meio ambiente e informática.

Ainda este ano, de acordo com o Secretário, serão contempladas pelo Programa Mais Educação as escolas Leôncio Horácio (Guaribas), Escola Ovídio Balbino (Lage), Escola Orlando Carneiro (Areia) e Cezário Boaventura (Tapera). "Encontraremos dificuldades em espaço físico, mas vamos realizar algumas atividades de acordo com a realidade", enfatizou.

Márcio Vasconcelos disse ainda que dentro das dificuldades que existem, a equipe da Educação procura fazer o melhor, com a melhor qualidade possível.

Finalizando, ele fez crítica à gestão nacional da Educação: "Acho que antes mesmo da liberação de recursos para custear as atividades, o governo federal deveria liberar verba para adaptar a rede física escolar. As condições das escolas atuais, em todo o Brasil, não possibilitam conforto para o aluno permanecer durante todo o dia. Precisaria construir mais salas de aula, sanitários, banheiros, cozinhas equipadas e refeitórios em todas as escolas", afirmou.
Fonte: A. Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.