MANTER A CALMA, EVITA UM DESASTRE EM SUA VIDA FINANCEIRA


De que o brasileiro é esforçado e trabalhador, disso não temos dúvidas, porém, costuma meter os pés pelas mãos, e sem perceber entra num abismo ao qual custa muito caro pra sair, literalmente.
A começar, na compra do primeiro carro, onde não se planeja, não se calcula os juros do financiamento, a depreciação do automóvel e as demais despesas que você tem como, despesas pessoais, escola dos filhos, combustível, manutenção do veículo, seguro e outras coisinhas mais.
www.facebook.com/marcosmarinhopagina
Eu por exemplo, há muito tempo atrás, já comprei um carro com zero de entrada, pagava juros de 1,89¨% ao mês, e depois de 1 ano eu quis trocar de carro, perdi todo o valor que já havia pago, e cheguei a perder muito por causa da desvalorização e depreciação, isso tudo pra poder comprar um novo modelo, e bem mais caro, mas eu queria,  pois podia comprar novamente para 60 meses.  Sem observar, fui me endividando mais e mais, a ponto de não ter condições de pagar o seguro do carro novo. Moral da história, perdi uma fortuna para vender o carro ”antigo” que antigo não tinha nada, só tinha 1 ano e 2 meses de comprado, mas como estava financiado, tive de passar para uma pessoa assumir o financiamento, portanto para quitar o automóvel tomei o maior prejuízo, comprei o tal modelo novo, bati em uma cabra a caminho  da faculdade 2 meses depois de comprado, o carro ficou parcialmente destruído e não tive condições de pagar o seguro. Usei o carro com a frente sucateada por vários meses até encontrar uma pessoa que assumisse o financiamento e o IPVA que estava prestes a vencer, acabei perdendo o sono e mais um montante de dinheiro. Mas acho que agora aprendi, senão não estaria compartilhando esta experiência com vocês.  Aprendi com meus próprios tropeços.
O brasileiro não possui educação financeira, pelo menos a grande maioria, por isso assumem financiamentos imobiliários onde não se calcula, e ao longo de um financiamento de 20 anos, se paga quase o dobro do imóvel, no financiamento de veículos em 60 meses sem entrada, é um verdadeiro golpe ao nosso bolso, se você puder se organizar financeiramente espere, junte e compre avista, e se não puder esperar para comprar o carro avista, procure pelo menos juntar um bom montante para dar de entrada, assim, você será encaixado em outra taxa de juros que também é alta, porém, melhor do que na compra com zero de entrada.

Para juntar dinheiro, existem hoje várias formas, pois se pensarmos em curto prazo, temos a boa e velha poupança, a médio e longo prazo, (entre 3 e 5 anos) temos ações do tesouro direto, pois é algo seguro e a longo prazo poderá render uma boa grana.
Então não adianta se desesperar e meter o pé na jaca, pare um pouco, faça um planejamento financeiro, se preferir, baixe na internet uma planilha ou procure em minha página oficial no Facebook , um link para download de alguma planilha para que você comece a colocar TUDO na ponta do lápis, e quando eu digo Tudo, é tudo mesmo.
Seja mais cuidadoso com o seu dinheiro, busque ter paciência e cautela na hora de assumir financiamentos e veja se esperar que ter mais calma e esperar um pouquinho mais lhe fará render mais dinheiro e educação financeira.
Por Marcos Marinho | marcosmarinho@indicabancos.com
www.indicabancos.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.