O CORONEL E O SOLDADO NA TERRA DAS ALMAS – PARTE II


(Para entender melhor a anedota abaixo leia antes o seguinte texto: O Coronel e o Soldado da Terra das Almas- Parte I. Faça uma busca clicando na minha coluna que fica no topo e ao lado esquerdo do Blog Anguera Online)

Não demorou muito para que o ex-soldado do Batalhão de Infantaria da Terra das Almas voltasse ao cenário de guerra e atacasse o Coronel Bertulino. Bastou o Coronel se assanhar para o antigo soldado o metralhar. Agora, já fazendo parte da Força Aérea Brasileira da Terra das Almas, o antigo soldado não titubeou, aproveitou o momento e disparou a sua bazuca recheada de munição, usando estratégia de guerra e informações que aproveitara do antigo grupo, o qual, por longos anos, esteve sob o comando do Coronel Zé e do Tenente-Coronel Hussein.

Homem de temperamento forte e de firme convicção, o antigo soldado, hoje integrante da Força Aérea Brasileira da Terra das Almas e detentor de uma caixa preta invejável, nunca se esqueceu dos tempos de guerra, das lutas e dos embates onde, na maioria das vezes, guerreava sozinho enquanto parte do seu grupo o aguardava embaixo das frondosas árvores do Batalhão de Infantaria. Mas, o antigo soldado nunca se importou com isso, fazia tudo com afinco no intuito de alcançar o mais alto posto do Batalhão de Infantaria, a patente de Coronel. Tudo isso em vão, nada conseguiu. O que apenas conseguiu foi ver o triunfo do Coronel Bertulino, ex-jovem soldado, que lhe mostrou que nada daquilo adiantaria para chegar ao posto mais alto daquele batalhão, pois era preciso apenas utilizar uma única estratégia de guerra, ou seja, lutar para conquistar a maioria dos votos dos soldados. Foi assim que o Coronel Bertulino deu início ao seu reinado, provando que antiguidade não é posto e nem é dela que se eleva a patente. Motivo esse que fez o antigo soldado pedir dispensa para a outra Força Armada da Terra das Almas.

Por outro lado, o antigo soldado nunca admitiu aquela bordoada. Fogoso como um canário da terra, inchado como um calango papa-vento e sútil como uma cobra papa-pinto, o antigo soldado, hoje, em uma situação confortável e bem melhor para guerrear, esperou o momento certo, atravessou os colegas de quartel, pediu a palavra no plenário e fuzilou o Coronel Bertulino com sua antiga bazuca, essa trazida do antigo Batalhão de Infantaria, e disparou um tiro certeiro no ex-aliado. Foi com esse tirombaço que desarmou o Coronel Bertulino, o qual, em meio ao conflito, ficou sozinho esbravejando por terem negado o seu pedido de convocação de uma autoridade maior para justificar o injustificável de uma administração de excelência. Imaginem! Não sabia o Coronel que o seu ex-aliado o detonaria com farta munição trazida do próprio Batalhão de Infantaria que serviu por longo tempo, e que tal munição foi cedida pelo Tenente-Coronel Hussein. Não imaginava o Coronel que um ex-aliado poderia se tornar um forte inimigo, que tal inimigo carrega segredos e estratégias de guerra do antigo grupo, as quais poderão ser utilizadas a qualquer tempo para desfazer, desempatar ou liquidar qualquer ação do Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro da Terra das Almas.


Enfim, a disputa está apenas começando e nesse vai e vem a audiência vai aumentando, os acessos aos blogs estourando, a população vibrando e as sátiras e trocas de farrapos dos personagens redesenhando o cenário político do município, até que chegue um novo pleito eleitoral. Esse é o verdadeiro encanto da Terra das Almas, de onde se faz ‘estória’ com as verdadeiras histórias. 

8 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkk, dei bastante risadas com essa estória, esse Vanderlon Cunha é um gênio, se fosse escritor com certeza estaria o seu nome entre os intelectuais imortais da academia brasileira de letras.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkk, pelo que eu entendi o antigo soldado, agora fortalecido na Força Aérea Brasileira da Terra das Almas é o Vereador CARLINHOS, e o Coronel Bertulino do Batalhão de Infantaria da Terra da Almas é o Vereador FELIPE VIEIRA.

    ResponderExcluir
  3. Vanderlon Cunha, sou leitor da Literatura de Cordel, se você publicasse essa estória em um conto da mesma, com certeza seria um sucesso de vendas. Fica a dica: nem sempre quem tem mais armas, digo votos, pode até vencer a BATALHA, digo eleição,más se não tiver munição com certeza vai perder a GUERRA.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkk, dei bastante risadas com essa estória, esse Vanderlon Cunha é um gênio, se fosse escritor com certeza estaria o seu nome entre os intelectuais imortais da Academia Brasileira de Letras.

    ResponderExcluir
  5. Caro Vanderlon, parabéns pela crônica muito bem escrita e elaborada. Apropriada a política de Anguera sempre motivada por grandes disputas. Até identifiquei os personagens (rs). Parabéns ao Prefeito Mauro pela condução da administração da máquina pública. Martha Mutti

    ResponderExcluir
  6. A História finita é história. A estoria bem contada a ser interpretada deixa muitas vertentes com os seus personagens. A postagem traz bastante Luz para aqueles que participaram ou conhecem de perto a desenvoltura no campo de batalha.Suas derrotas,vitórias, renuncias, negociações. Aguardam o momento mais propício para o confronto do voto. Parabéns meu amigo Vanderlon. José Holly Mendes Vieira

    ResponderExcluir
  7. É muito gratificante saber que os nossos textos são apreciados e lidos por várias pessoas, melhor ainda quando leio os comentários. É isso que nos motiva cada vez mais a escrevermos para vocês e alimentar o Blog Anguera Online.
    Obrigado a todos pelos comentários. Um forte abraço amigos leitores.

    ResponderExcluir
  8. Perfeito texto. no minimo muita gente riu e identjficou os personagens.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO! NÃO SERÃO PERMITIDOS E ACEITOS OS COMENTÁRIOS QUE VIEREM COM OFENSAS E XINGAMENTOS.

AO POSTAR O COMENTÁRIO ESCOLHA A OPÇÃO: Nome/URL e comente usando o seu nome.